Exames oftalmológicos infantis

Exames oftalmológicos infantis

Os exames oftalmológicos infantis são essenciais desde o nascimento para a detecção precoce de diversos problemas visuais. Esse cuidado, previne doenças como estrabismo, retinoblastoma, erros refrativos e entre outros.

Nesse artigo, iremos trazer um pouco mais sobre os exames oculares infantis e sua importância para a prevenção de doenças que afetam a visão das crianças, para assim, informar aos papais e responsáveis a necessidade dos cuidados com a saúde visual dos pequenos.

Quais são os principais exames oftalmológicos infantis?

Existem diversos tipos de exames oculares, capazes de identificar múltiplos problemas na visão não só dos adultos, como de crianças e adolescentes. Alguns dos principais exames são:

Teste do Reflexo Vermelho: 

O teste do reflexo vermelho é um exame  extremamente simples e indolor, onde sua função é avaliar  se existe a presença de anormalidades oculares, como catarata, estrabismo e tumores. Durante o processo do exame, um feixe de luz é direcionado para o olho da criança juntamente com um oftalmoscópio, verificando assim, como reage o reflexo vermelho que é produzido pela retina.

Caso ocorra alguma irregularidade, é necessário realizar uma investigação mais aprofundada para conseguir identificar qual problema está atingindo o olho da criança.

Exame de Refração:

O exame de refração, com certeza, é o exame mais realizado tanto em adultos quanto em crianças. Esse exame tem o intuito de analisar a acuidade visual, ou seja, de enxergar detalhes finos e nítidos.

Assim, quando existem alterações na refração, é possível determinar se a criança possui algum problema na visão, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo, sendo necessário o uso do óculos de grau. Além disso, em casos mais avançados, pode haver a necessidade de uma cirurgia de correção.

Fundoscopia: 

A fundoscopia, permite ao oftalmologista avaliar o fundo do olho, incluindo a retina, o nervo óptico e os vasos sanguíneos. Esse exame é  realizado com o auxílio de um oftalmoscópio, para assim, o médico conseguir visualizar com clareza as estruturas internas do olho. Esse exame é importante para detectar doenças oculares, como a retinopatia da prematuridade e doenças da retina.

É fundamental que os pais levem seus filhos para exames oftalmológicos regulares, especialmente nos primeiros anos de vida. Esses exames ajudam a identificar precocemente qualquer problema visual e permitem um tratamento adequado, o que pode ter um impacto significativo no desenvolvimento visual e no desempenho geral da criança. Além disso, é importante lembrar que cada criança é única e pode requerer exames adicionais com base em sua história médica e sintomas apresentados.

Qual idade ideal para levar meu filho ao oftalmologista?

Desde o nascimento, o bebê já foi submetido a exames oculares, como por exemplo, o famoso e popularmente conhecido como teste do olhinho (Teste do reflexo vermelho) para identificar possíveis doenças congênitas.

As idas ao oftalmologista, como dito anteriormente, devem ser feitas desde o nascimento do bebê, mantendo-se com uma regularidade anual ou indicada pelo médico oftalmologista após a primeira consulta.

Além disso, a recorrência das consultas oftalmológicas, são essenciais para o bom desempenho na fase escolar, visto que, os erros de refração podem reduzir o desempenho dos pequenos nos estudos. 

Quais são as principais doenças oculares detectadas na infância?

Já que falamos sobre quais exames devem ser feitos durante a infância para detectar precocemente doenças oculares, nada mais justo que explicar um pouco sobre os principais problemas que afetam os pequenos e assim, deixar os papais corujas, atentos a qualquer sinal de anormalidade.

Doenças refrativas

As doenças refrativas, são o famoso trio: astigmatismo, hipermetropia e miopia. Essas doenças são causadas devido uma má formação do cristalino, causando assim, a focalização da imagem fora da retina.

Estrabismo

O estrabismo é causado pela disfunção dos músculos oculares ou por lesão no nervo óptico. Isso faz com o que os olhos não se mantenham alinhados, podendo deixar a visão turva já que os olhos não conseguem focar ao mesmo tempo no mesmo objeto. Em casos mais graves, pode causar a ambliopia, que é a perda total da visão de um olho, pois ele acaba “perdendo” sua função.

Retinoblastoma 

O retinoblastoma, é um tipo raro de tumor ocular que atinge a retina. Geralmente, não costuma apresentar sinais visíveis, porém geralmente é percebido através do esbranquiçamento da pupila.

Sistema de Oftalmologia Integrada em Porto Alegre

O Sistema de Oftalmologia Integrada, fundado em 16 de janeiro de 2012, é uma Rede de Clínicas voltada exclusivamente à saúde ocular da população.

Nosso esforço é voltado a prestar um atendimento integral baseado em quatro pilares: prevenção, diagnósticos precisos, tratamentos clínicos e cirúrgicos resolutivos.

Atualmente, a Oftalmologia Integrada atende em três grandes polos de saúde, Serra Gaúcha, Porto Alegre e Região Metropolitana, promovendo de modo sustentável e inovador a gestão de recursos na assistência oftalmológica.

Categorias

Compartilhe nas suas Redes:

Facebook
WhatsApp
Email
Twitter
LinkedIn
Skype