Catarata

O que você precisa saber sobre a cirurgia de Catarata a laser e convencional

O que é a Catarata? 

É uma lesão ocular que atinge o cristalino, a lente dos olhos, fazendo com que ele se torne opaco e comprometa a visão. 

Quais são os seus sintomas?

Visão embaçada, ou perda de nitidez;

Perda da percepção das cores;

Ofuscamento do olhar sob luzes;

Limitação da visão, vendo apenas vultos;

Cegueira reversível. 

Como é o pré-operatório da Catarata 

Para a realização da cirurgia, antes de mais nada, você deve seguir os passos: 

  1. Leve a guia para a autorização no plano de saúde 30 dias antes da data agendada;
  2. Faça uma avaliação com cardiologista; 
  3. Com a guia autorizada e a avaliação cardiológica em mãos, agende uma avaliação com o anestesista. 

A cirurgia de Catarata

No dia da cirurgia, você deve observar as seguintes orientações: 

  1. Se for diabético, não tome o seu remédio;
  2. Siga a orientação do cardiologista e anestesista para os demais medicamentos;
  3. Use sapatos confortáveis;
  4. Não entre na sala operatória com brincos, anéis, colares, relógios e aparelhos celulares;
  5. Não use esmalte, exceto base;
  6. Leve somente um acompanhante;
  7. Faça jejum de oito horas antes da cirurgia, inclusive de líquidos;

Cirurgia de Catarata guiada por imagem

Médicos, em conjunto com engenheiros de diversas áreas, criaram um equipamento que proporciona mais segurança nas informações de planejamento e escolha das lentes intraoculares, e que serão utilizadas na cirurgia. Trata-se de um equipamento altamente tecnológico que se integra aos demais aparelhos do centro cirúrgico, proporcionando a personalização da cirurgia de Catarata com alto nível de precisão.

Este sistema é composto de duas partes: a unidade de referência e o marcador digital. Estas partes dividem o planejamento cirúrgico em três etapas: 

Referência por imagem

Realiza medidas essenciais de diagnóstico, captando em alta resolução uma imagem do olho. Com isto, é possível um detalhamento do sistema ocular dos vasos esclerais, limbo e a íris. Essa impressão digital do olho é utilizada através de um software para registrar e rastrear o olho, fornecendo uma referência visual para todas as incisões.

Planejamento cirúrgico

Já com as informações captadas e transmitidas, o software de planejamento permite ao médico definir de forma simples e eficiente todo o procedimento cirúrgico, além de selecionar as lentes intraoculares através de fórmulas para cálculos. Permite, também, o planejamento completo do Astigmatismo, da marcação da incisão e do eixo de implante das lentes em cada paciente, tornando a cirurgia personalizada. 

Marcador Digital

A imagem de referência e o plano cirúrgico são transmitidos ao marcador digital por um dispositivo USB. Durante o procedimento, utilizando a imagem de referência com impressão digital, o sistema permite ao cirurgião posicionar todas as incisões e fazer o alinhamento em tempo real. Ele pode, também, levar em conta o impacto invariável da ciclo rotação do globo ocular. 

Com isso, o cirurgião tem mais consistência e controle em todas as etapas da cirurgia de Catarata. O planejamento cirúrgico pode ser utilizado em conjunto com equipamentos a laser e com a maioria dos microscópios cirúrgicos. 

Cirurgia de Catarata a laser

Desenhado para trazer um alto nível de precisão, reprodução fiel de resultados e segurança sem o uso dos bisturis. O laser para cirurgia de Catarata foi projetado para proporcionar um alto nível de exatidão e reprodutibilidade na cirurgia de Catarata. Ao automatizar passos complexos da cirurgia, o laser permite criar incisões precisas e com alta reprodutibilidade utilizando um sistema totalmente guiado por imagens 3D. 

Agora, os pacientes com Catarata têm duas opções: cirurgia de catarata convencional ou cirurgia de catarata a laser. 

catarata
Consulte o seu médico para saber mais sobre a cirurgia de Catarata.

A cirurgia de Catarata convencional inicia-se pela confecção de uma incisão através da córnea, usando um bisturi para permitir que o cirurgião tenha acesso à catarata. Já o laser proporciona precisão e reprodutibilidade personalizáveis na criação de todas as incisões.

Tudo isto permite que o paciente tenha resultados no pós-operatório mais previsíveis. Com a lente já implantada, o paciente aguarda a liberação do médico e, em seguida, pode ir para casa. 

Para conferir outras matérias, acesse o nosso blog clicando aqui e, se tiver qualquer dúvida, fique a vontade para deixar o seu comentário.

Categorias

Compartilhe nas suas Redes:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on skype
Skype

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fique por dentro de todas as novidades do nosso portal

Hipermetropia

O que é a Hipermetropia?

A Hipermetropia pode acontecer sozinha ou associada ao Astigmatismo, sendo mais comum do que as pessoas imaginam, Estima-se que 30 a 40% da população brasileira têm algum grau de Hipermetropia – o que equivale, em média, a uma a cada três pessoas. Em outras partes do mundo esta porcentagem pode aumentar, chegando a atingir até 50% da população.

Ver Notícia Completa »