Tudo sobre a Miopia!

Você tem dificuldade de enxergar de longe? Sabe quando suspeitar de um problema de visão chamado Miopia? Então siga na leitura desse texto para entender mais sobre o assunto: 

A Miopia é um dos problemas de visão mais comuns e, só para termos uma ideia, 25% da população ocidental tem Miopia – ou seja, uma em cada quatro pessoas. Entre a população asiática esse número é ainda maior, chegando a aproximadamente 60% em alguns países.

Sendo um problema de visão tão frequente, quando devemos suspeitar que estamos com Miopia? O principal sintoma é a piora de visão para longe, caracterizada por imagens embaçadas e sem definição. Essa falta de visão ocorre principalmente em ambientes com menor qualidade e com pouco contraste visual, como assistir TV ou dirigir à noite. 

Por conta da dificuldade de enxergar para longe, é muito comum que as pessoas com Miopia passem a preferir atividades para perto, como leitura e o uso de telas. Além disso, outros sintomas que podem estar relacionados são dores de cabeça, cansaço no final do dia e formação de rugas de expressão na tentativa de enxergar melhor.

O que é a Miopia?

Antes de explicarmos o problema, precisamos entender como enxergamos. A imagem que vemos passa pela córnea, cristalino e é projetada para a retina. Ela tem uma comunicação com o nervo óptico que leva a informação captada para o cérebro, local em que a imagem é entendida. 

Pacientes com Miopia apresentam um problema na localização da projeção dessa imagem. Quando ele vê de perto a imagem é projetada no local correto, passando a enxergar bem. Por outro lado, quando ele tenta enxergar para longe, a imagem desse objeto não é projetada na retina e sim um pouco antes.

Como suspeitar de crianças com Miopia?

Nem sempre é fácil perceber a Miopia nas crianças e, por isso, os pais devem ficar muito atentos. É importante que eles perguntem aos educadores dos seus filhos sobre o desempenho da criança nas aulas, e se alguma mudança de comportamento está sendo percebida. 

Uma característica muito comum da criança com essa condição é que ela, eventualmente, se levanta na sala de aula e chega perto do quadro para enxergar o que está escrito. Se isso estiver acontecendo, é hora de procurar um médico oftalmologista para que o caso possa ser investigado.

Quais são as causas da Miopia?

Conheça as causas da Miopia!
Conheça as causas da Miopia!

As causas da Miopia podem ser variadas, dentre elas, vamos destacar as mais importantes:

Hábito

Quem costuma ler muito de perto ou realiza atividades que exigem esforço para acomodação dos olhos, tem maior risco de desenvolver a doença. Com a tecnologia esse tipo de comportamento está cada vez mais frequente, já que as pessoas estão usando mais os celulares, computadores e outros dispositivos eletrônicos.

Genética

Outra causa da Miopia é o antecedente familiar. Filhos de pais míopes, principalmente aqueles que apresentam Miopia mais alta, têm maiores chances de desenvolver o problema. Doenças como Diabetes descontrolado ou Catarata podem levar a uma alteração na forma do cristalino, a lente natural dos nossos olhos.

Mudança de grau

Sempre que o grau dos óculos de Miopia aumentam com a idade, principalmente em torno dos 50 anos, é preciso suspeitar se o paciente apresenta outras doenças como o Diabete ou a Catarata.

Doenças raras

Pessoas com doenças raras do colágeno, como a Doença de Marfan, têm maior risco de desenvolver a Miopia.

Quando a Miopia aparece?

A maior parte das pessoas apresenta o início dos sintomas da Miopia na puberdade, e a sua estabilização acontece até os 25 anos. Embora a taxa normal de evolução da Miopia seja essa, crianças menores podem ser míopes . Por isso é importante que, durante a fase de desenvolvimento da criança, as consultas oftalmológicas sejam marcadas com regularidade.

Conheça a Oftalmologia Integrada

O Sistema de Oftalmologia Integrada é uma rede de clínicas voltadas exclusivamente à Oftalmologia. Desde o início, nossos esforços estão em prestar um atendimento integral por meio de prevenção, diagnósticos precisos e tratamentos clínicos e cirúrgicos resolutivos.

Atualmente, a Oftalmologia Integrada atua em 3 grandes polos de saúde, Serra Gaúcha, Porto Alegre e Região Metropolitana, promovendo de modo sustentável e inovador a gestão de recursos na assistência oftalmológica.

Navegue pelo site e conheça os nossos serviços, convênios, especialidades e outros artigos que podem ajudar  a esclarecer as suas dúvidas sobre as doenças mais comuns de serem diagnosticadas nos consultórios oftalmológicos. E, se precisar, fique a vontade para entrar em contato conosco e agendar uma consulta

Categorias

Compartilhe nas suas Redes:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on skype
Skype

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fique por dentro de todas as novidades do nosso portal

Astigmatismo

Astigmatismo em crianças: como tratar?

O Astigmatismo é uma condição visual que acomete mais de 70% da população e, por isso, precisamos ficar atentos aos seus sintomas e tratamentos. Principalmente na fase escolar, quando as crianças estão desenvolvendo relações de aprendizado e sociais. Saiba mais sobre o Astigmatismo em crianças clicando aqui!

Ver Notícia Completa »

Tudo sobre a Miopia!

A maior parte das pessoas apresenta o início dos sintomas da Miopia na puberdade, e a sua estabilização acontece até os 25 anos. Embora a taxa normal de evolução da Miopia seja essa, crianças menores podem ser míopes . Por isso é importante que, durante a fase de desenvolvimento da criança, as consultas oftalmológicas sejam marcadas com regularidade.

Ver Notícia Completa »
Presbiopia

Presbiopia: como tratar essa condição?

A Presbiopia é um dos principais problemas oculares em idosos, e ela é a dificuldade das pessoas enxergarem de perto depois dos quarenta anos. Mesmo que mantenham uma excelente visão para longe, as pessoas começam a não conseguir ler ou ver de perto com a mesma lucidez que tinham antes.

Ver Notícia Completa »