Uso de lentes de contato

O uso de lentes de contato para praticar atividades físicas

Uma das dúvidas recorrentes no consultório é, se é permitido o uso de lentes de contato para praticar esportes, academia, crossfit, exercícios no geral. 

E a resposta para essa dúvida é: Sim! É permitido o uso de lentes de contato durante a prática de atividades físicas. As lentes de contato facilitam a rotina de muitas pessoas e com o avanço da tecnologia, principalmente, ela pode se adaptar em qualquer situação. Por isso, neste artigo, trouxemos as principais dúvidas e cuidados necessários para utilizar lentes durante os exercícios físicos.

Por quê utilizar lentes de contato?

A principal queixa entre as pessoas com algum problema de visão e necessitam de óculos, que foi ainda mais atenuado com o uso de máscaras devido a pandemia, é o desconforto em utilizar os óculos de grau. 

As reclamações são sempre as mesmas, os óculos embaçam com o aumento da temperatura corporal, não cobrem todo o campo de visão necessário, ficam escorregadios devido ao suor, machuca. Enfim, gera um desconforto dependendo da intensidade do esporte. 

Por isso, a solução mais eficaz é o uso de lentes de contato, proporcionando mais liberdade e aumentando a performance na sua prática. E graças a tecnologia, conseguimos aliar o uso das lentes com diversos esportes diferentes.

E como escolher a melhor lente de contato?

A tecnologia surgiu como uma aliada para quem tem problemas de visão. Por isso, separamos alguns pontos importantes na hora de considerar qual lente de contato escolher. Além disso, é sempre recomendado uma consulta com seu médico oftalmologista de confiança para que ele dê uma orientação correta sobre qual lente de contato escolher.

Durante a prática de atividades ao ar livre

Dezembro é o início da temporada de verão e mês que muitas famílias descansam em praias ou viajam. E é bastante comum, principalmente durante viagens no litoral, manter uma rotina com uma corrida ou caminhada na areia, jogar frescobol, vôlei de praia, entre outros. Por isso, a recomendação é sempre optar por lentes de contato que tenham proteção UV que protegem os olhos da exposição solar.

Um ponto a ser ressaltado, durante atividades ao ar livre e em horários de muita exposição solar, convém o uso de óculos de sol devido a claridade. Mas, sempre opte pelos horários de menor exposição para preservar sua saúde.

Durante esportes em ambientes fechados

A prática de atividades em lugares fechados como academias, lutas, crossfit, padel, entre outras, requer o uso da visão periférica a fim de evitar acidentes com aparelhos, colegas. Além disso, ela melhora no desempenho já que garante liberdade em não ficar escorregando (como é o caso dos óculos) e auxilia na concentração. 

Uso de lentes de contato para atividades físicas
O uso de lentes de contato para praticar atividades físicas facilita e melhora a performance durante os treinos.

Durante a prática de atividades aquáticas

Diferente das lentes de contato citadas acima, durante a prática de atividades aquáticas como natação, ginásticas, surf, a lente de contato, uma vez que, entra em contato com a água deve ser descartada para evitar a proliferação de micro-organismos que podem causar infecções. Por isso, recomenda-se o uso de lentes descartáveis ou óculos de proteção para evitar esse contato.

Por fim, a melhor recomendação é a consulta oftalmológica para analisar o quadro do paciente e ter a melhor recomendação. 

Conheça a Oftalmologia Integrada

O Sistema de Oftalmologia Integrada é uma rede de clínicas voltadas exclusivamente à oftalmologia. Desde o início, nossos esforços estão em prestar um atendimento integral por meio de prevenção, diagnósticos precisos e tratamentos clínicos e cirúrgicos resolutivos.

Atualmente, a Oftalmologia Integrada atua em 3 grandes polos de saúde, Serra Gaúcha, Porto Alegre e Região Metropolitana, promovendo de modo sustentável e inovador a gestão de recursos na assistência oftalmológica.

Navegue pelo site e conheça os nossos serviços, convênios, especialidades e outros artigos que podem ajudar  a esclarecer as suas dúvidas sobre as doenças mais comuns de serem diagnosticadas nos consultórios oftalmológicos. E, se precisar, fique a vontade para entrar em contato conosco e agendar uma consulta.

Categorias

Compartilhe nas suas Redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no skype
Skype