Prevenir doenças oculares

Como prevenir doenças oculares?

Uma das maiores negligências que as pessoas praticam é sobre formas de prevenir doenças oculares. Isto é, hábitos pequenos na sua rotina, que a longo prazo contribuirá para o não aparecimento de doenças.

Por isso, para iniciar este novo ano, trouxemos um conteúdo listando os 4 hábitos e cuidados diários que serão seu principal aliado na prevenção de doenças oculares.

Hábitos para prevenir doenças oculares

Hábitos para o verão

Estamos na estação mais quente do ano! Há quem ame e há quem odeie. E para os amantes do verão, sol, mar e piscina, todo cuidado com seus olhos é fundamental!

Um dos principais cuidados para esta estação de muito sol é a proteção solar através de óculos escuros. Este hábito irá proteger uma das áreas mais negligenciadas do rosto, as pálpebras. Pouco se fala sobre o desenvolvimento de câncer de pálpebra devido a exposição e o quanto a faixa etária está reduzindo. Estima-se que 10% dos casos de câncer de pele sejam na pálpebra.

As pálpebras são uma região bastante sensível e por isso acabam ficando mais expostas na região da face. Dessa forma, é fundamental o uso de óculos solares adequados, chapéus, bonés e evitar o sol durante os horários de maior incidência.

E para os pequenos a dica é cuidar ainda mais com a escolha do óculos solar. Seu oftalmologista recomendará a melhor opção para a criançada, mas por recomendações gerais, deve-se utilizar lentes de policarbonato que são menos suscetíveis a quebra e assim a criança não se machucará durante as brincadeiras!

E quais são os hábitos para quem trabalha com eletrônicos?

Durante a pandemia o home office tornou-se uma nova forma de trabalho a fim de evitar aglomerações. Entretanto, o aumento (que já era suficiente para causar estragos) do uso de telas ficou ainda pior. Sabemos que esses aparelhos emitem uma luz azul que prejudica as células fotorreceptoras da retina. Por isso a recomendação para adultos que trabalham com esses aparelhos dêem pausas e procurem manter um horário para não causar danos ainda maiores.

Além dos adultos, evitar o uso excessivo de telas pelas crianças ainda é mais importante para proteger os olhos. Assim como os adultos, a retina acaba sendo prejudicada pela luz azul e reduz a lubrificação natural da retina, ocorrendo o “olho seco”.

Outro fator essencial na redução do uso de telas por crianças (e adultos), é o quanto influencia no processo criativo da mente. Crianças precisam brincar, estar em contato com sua imaginação para um crescimento seguro e saudável, enquanto adultos precisam viver o mundo “off” e construir uma vida sólida e saudável. Diversos problemas mentais estão sendo causados pelo abuso do uso de telas sem limitações.

Hábitos alimentares

Cuide mais da sua alimentação e de seu filho. Ela influencia diretamente na saúde, e assim, na saúde dos seus olhos. Reduza o consumo de sódio, embutidos, gorduras e açúcares. E de preferências para alimentos ricos em vitamina C (frutas vermelhas), fonte de carotenóides (frutas amarelas ou verdes), ricos em vitamina A e betacaroteno, peixes, gorduras boas, ovos e até mesmo o alho!

Mantenha uma rotina de cuidados com seu oftalmologista

Diagnóstico precoce é capaz de reduzir em até 80% dos danos causados por doenças oculares. Ou seja, é fundamental uma visita anual para checar se seus olhos estão saudáveis para prevenir doenças oculares. . E para crianças de até 5 anos, é ainda mais importante, pois é durante a primeira infância que são descobertas doenças com danos oculares mais severos, como a cegueira infantil. 

Em resumo, para cuidar de qualquer área da sua vida é necessário o equilíbrio entre uma rotina saudável, evitar a automedicação através de colírios (sem a recomendação do seu médico) e buscar manter hábitos saudáveis para ter um ano próspero e cheio de realizações e, principalmente, prevenir doenças oculares.

Conheça a Oftalmologia Integrada

O Sistema de Oftalmologia Integrada é uma rede de clínicas voltadas exclusivamente à oftalmologia. Desde o início, nossos esforços estão em prestar um atendimento integral por meio de prevenção, diagnósticos precisos e tratamentos clínicos e cirúrgicos resolutivos.

Atualmente, a Oftalmologia Integrada atua em 3 grandes polos de saúde, Serra Gaúcha, Porto Alegre e Região Metropolitana, promovendo de modo sustentável e inovador a gestão de recursos na assistência oftalmológica.

Navegue pelo site e conheça os nossos serviços, convênios, especialidades e outros artigos que podem ajudar  a esclarecer as suas dúvidas sobre as doenças mais comuns de serem diagnosticadas nos consultórios oftalmológicos. E, se precisar, fique a vontade para entrar em contato conosco e agendar uma consulta.

Categorias

Compartilhe nas suas Redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no skype
Skype