Três gerações de mulheres, avó, mãe e filha, sorridentes, seguram uma rosa recebida pela homenagem ao Dia da Mulher.

Março: mês de homenagear as mulheres e suas conquistas históricas.

Março é o mês em que o mundo volta seu olhar às mulheres! No dia 08 de março comemoramos o Dia Internacional da Mulher. A data tem como objetivo ressaltar as conquistas da mulher na sociedade e também propor uma reflexão sobre os desafios persistentes que elas ainda enfrentam, desde disparidades salariais até violência de gênero. 

A origem de tal data para homenagear as mulheres, ainda que com versões diferentes, foi sendo delineada pelas manifestações ocorridas nos Estados Unidos e em diversas cidades da Europa, no final do século XIX e início do século XX, que garantiram muitos direitos femininos atuais. 

Papel rosa, rasgado no centro, em cujo fundo se encontra a expressão WOMEN'S DAY.

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), há diversos estudos que comprovam que as mulheres têm maiores riscos de adquirir problemas oculares do que os homens, especialmente devido à sua expectativa de vida maior. Porém este não é o único fator que diferencia ambos os gêneros .

Março, então, é um mês dedicado especificamente às mulheres! Sendo assim, além de homenagear sua luta e suas conquistas, também é uma oportunidade de destacarmos a importância da saúde feminina, especialmente sobre os cuidados relacionados à visão. 

Mulheres têm mais problemas oculares do que os homens?

Mulheres têm mais problemas oculares do que os homens. A resposta a essa pergunta é sim. São várias as causas de doenças oculares que afetam mais o público feminino do que o masculino.

Mulher com expressão de dúvida sobre doenças oculares: quem tem mais; o homem ou a mulher?

Entre as condições que podem ser citadas estão: 

Retinopatia hipertensiva (lesão vascular da retina): a pressão arterial alta, ou hipertensão, prejudica seriamente a retina – camada que reveste o globo ocular e que é responsável por transformar a luz em visão; 

Retinopatia diabética: esta é uma das complicações provocadas pela diabetes (excesso de glicose no sangue). É uma das principais causas de cegueira em adultos, em razão das alterações estruturais que ocorrem nos vasos sanguíneos da retina. Moscas volantes, borrões, áreas escuras na visão e dificuldade de distinguir cores são os primeiros sinais da condição ocular; 

A síndrome do olho seco: talvez a mais comum das doenças que atinge mulheres, origina-se da falta do líquido lacrimal ou da perda de sua qualidade. Isso pode ser provocado por questões hormonais relacionadas ao período menstrual, ao uso de pílula anticoncepcional por mais de 5 anos ininterruptos, à queda dos hormônios no climatério e na menopausa  em razão da diminuição da produção de lágrimas. Os sintomas costumam ser secura, coceira, vermelhidão, ardência e sensação de corpo estranho no olho; 

Mulher madura, sorridente, sendo submetida a exame ocular  para identificação de doenças oculares como o olho seco, por exemplo.

Glaucoma: esta condição é caracterizada pelo aumento da pressão intraocular e, por conseguinte, lesão do nervo óptico e defeitos de campo visual. A origem também está relacionada a inflamações e tumores nos olhos. Entre os sintomas destacam-se as dores de cabeça ou nos olhos e perda do campo visual. O glaucoma pode levar à perda parcial ou total da visão;  

Degeneração macular relacionada à idade (DMRI): doença ocular mais observada após os 50 anos,  a DMRI afeta a região central da retina (mácula) por conta da destruição dos fotorreceptores. Ela provoca a perda progressiva da visão. Fatores ambientais, metabólicos, hereditários, genéticos e hormonais costumam ser apontados como principais causas do problema. Os sintomas mais comuns incluem perda da visão central, deformidade das imagens e percepção de manchas e borrões; 

Catarata:  esta é uma doença que tem como característica a perda de transparência do cristalino, a lente natural do olho, cuja função é propiciar o foco da visão em diferentes distâncias. Felizmente a catarata é um tipo de problema ocular que facilmente pode ser revertido por meio da cirurgia.Visão embaçada, diminuição da sensibilidade às cores e ao contraste, visão dupla num olho e aumento da sensibilidade à luz (fotofobia) são alguns de seus sintomas;

Doenças neuroftalmológicas:  tais doenças afetam os olhos e o cérebro; elas comprometem o nervo responsável pela visão (nervo óptico), os nervos que movimentam os olhos (nervos oculomotores) e os nervos da pupila. São inúmeros os sintomas, como: estrabismo, perda da visão, visão dupla, pálpebras caídas, doenças no cérebro – como tumores ou aneurisma – , doenças oculares inflamatórias e as relacionadas ao fluxo sanguíneo na região dos olhos como conjuntivite, blefarite, alergia ocular, uveíte, entre outras. 

Imagem de uma mulher, antes e depois de ter sido acometida por blefarite.

Por fim, importante destacar que estas são algumas das condições oculares que acometem mais as mulheres do que os homens. Existem outras que podem ser consideradas no momento da consulta regular ao médico oftalmologista. Para garantir a acuidade visual por um longo tempo, é primordial estar constantemente fazendo as revisões oculares e seguir as orientações médicas recebidas.

Sistema de Oftalmologia Integrada em Porto Alegre   

O Sistema de Oftalmologia Integrada, fundado em 16 de janeiro de 2012, é uma Rede de Clínicas voltada exclusivamente à saúde ocular da população.

Nosso esforço é voltado a prestar um atendimento integral baseado em quatro pilares: prevenção, diagnósticos precisos, tratamentos clínicos e cirúrgicos resolutivos.

Atualmente, a Oftalmologia Integrada atende em três grandes polos de saúde, Serra Gaúcha, Porto Alegre e Região Metropolitana, promovendo de modo sustentável e inovador a gestão de recursos na assistência oftalmológica.

Categorias

Compartilhe nas suas Redes:

Facebook
WhatsApp
Email
Twitter
LinkedIn
Skype