O que é o Abril Marrom?
Você sabia que a cada 5 segundos uma pessoa se torna cega no mundo, e que 80% das doenças que causam cegueira são preveníveis? Por isso, o mês de abril é dedicado à conscientização da população quanto à prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação da cegueira.
O Abril Marrom é um lembrete da importância de cuidar da visão. De acordo com dados da ONU, existem mais de um milhão de brasileiros afetados pela cegueira. Estima-se ainda que em 80% dos casos a cegueira poderiam ter sido evitadas, ou seja, quase 700 mil brasileiros que perderam a visão poderiam estar enxergando caso tivessem feito acompanhamento oftalmológico de forma regular.
Visitas periódicas ao oftalmologista são a melhor forma de prevenir doenças que causam a cegueira. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para que o paciente possa manter uma boa visão ao longo da vida.
Infelizmente, a maioria das pessoas só procura ajuda médica quando percebe que tem alguma coisa errada. Esta característica é cultural e extremamente perigosa porque, quando se trata da saúde dos olhos, a maioria das doenças são silenciosas e não manifestam qualquer sintoma em seu início. Por isso é muito importante a consulta oftalmológica e o check up anual para que o paciente não chegue em estágios de perda de visão ou até mesmo cegueira.
Pela maioria das doenças serem silenciosas, o Abril Marrom vem para conscientizar a população sobre a prevenção das doenças oculares através do acompanhamento oftalmológico. É importante ir ao oftalmologista anualmente porque é a forma mais segura que as pessoas têm de não perderem a sua visão.
Glaucoma
O Glaucoma é a segunda principal causa de cegueira no mundo e a primeira causa de cegueira irreversível, sendo a doença mais destacada durante o Abril Marrom. Ele é um dano ao nervo óptico que acontece por diversos fatores, mas o mais conhecido é o aumento da pressão intraocular. Pacientes que apresentam Glaucoma tem um defeito na malha trabecular, que é um ângulo de drenagem do líquido produzido no olho e, por não conseguir drenar adequadamente este líquido, o líquido acaba se acumulando dentro do olho e aumentando a pressão intraocular, causando machucado e danos ao nervo óptico – a estrutura que vai levar o estímulo luminoso até o cérebro para que se forme a imagem.
Estes pacientes têm uma perda de visão de fora para dentro e inicialmente periférica, por isso é muito difícil o paciente perceber sozinho. Normalmente, quando o paciente percebe que tem alguma coisa errada, ele já está em um estágio da doença bem avançado.
Ceratocone
Os pacientes alérgicos têm relação com uma doença chamada Ceratocone, que é uma alteração da curvatura da córnea e que pode levar a diminuição da lesão. O Ceratocone é a doença que mais acomete crianças e jovens. A córnea é a nossa principal lente do olho e, em pacientes com Ceratocone, ela adquire um formato de cone, um formato bicudo. Por ela ser a principal lente, assim que os raios de luz passam pela córnea, ele sofre uma distorção, o que causa também uma distorção da imagem.
Os pacientes veem uma imagem que se assemelha a um Astigmatismo alto, e que também acaba sendo causado pelo Ceratocone, e pode ser evitado com o tratamento da alergia ou de outras condições que façam o paciente coçar os olhos. O Ceratocone normalmente se desenvolve a partir do aparecimento de outras doenças, somente 2% de seus casos acontecem por fatores genéticos.
Nos casos mais avançados de Ceratocone, pode haver a necessidade da realização de um transplante de córnea. O Ceratocone é tratado a partir do uso de óculos e do acompanhamento periódico no oftalmologista. Se os óculos não derem certo, o médico irá receitar lentes de contato que causam uma certa aplanação da córnea bicuda e garante uma melhor visão ao paciente.
E, se mesmo com as lentes o paciente não apresentar melhoras, nos casos mais avançados existem as modalidades cirúrgicas, algumas para retardar a progressão e outras, como o anel, para melhorar a qualidade ótica e de visão do paciente.
Descolamento de retina
O descolamento de retina é considerado uma urgência oftalmológica: se não tratado dentro de um prazo curto, ele pode levar a uma perda de visão irreversível. Pacientes míopes ou que já tenham mais de 50 anos de idade são mais suscetíveis ao descolamento de retina, que é o descolamento da estrutura que capta os recursos luminosos do ambiente e leva para o cérebro através do nervo óptico.
A retina é como se fosse o filme das máquinas fotográficas antigas, ela capta a imagem e transmite. Uma vez que ela está descolada das camadas mais profundas, a retina deixa de receber o aporte necessário de sangue, de oxigênio e de nutrientes. Então, mesmo que depois você consiga colar com uma cirurgia, se o paciente demorar para fazer o seu diagnóstico ele pode não voltar a enxergar da mesma maneira.
Alguns sinais de alarme são as moscas volantes, pequenos pontinhos pretos flutuando na visão, e flashes de luz. Pessoas muito suscetíveis a traumas, como jogadores de futebol, basquete ou lutadores, também têm maior chance de apresentar o deslocamento de retina.
Catarata
A catarata é a principal causa de cegueira reversível no mundo. Ela é a opacificação da lente natural do olho, o cristalino. Atrás da parte colorida do olho existe uma lente e quando ela começa a perder a sua transparência, o paciente passa a apresentar Catarata.
Na cirurgia de Catarata a lente opacificada é substituída por uma lente artificial e, assim, conseguimos restabelecer a visão do paciente. A Catarata está extremamente ligada à idade, à radiação ultravioleta e ao uso de algumas medicações como o corticoide.
Conheça a Oftalmologia Integrada
Agora que você já sabe as principais causas da cegueira no Brasil, o que é o Abril Marrom e a importância de cuidar da sua visão, não deixe de procurar assistência oftalmológica e de marcar consultas regulares com o seu médico. A Oftalmologia Integrada possui uma equipe qualificada em prevenção, diagnósticos e tratamentos para garantir a melhor saúde de seus olhos, conte com a gente!