Catarata

O que você precisa saber sobre a cirurgia de Catarata a laser e convencional

O que é a Catarata? 

É uma lesão ocular que atinge o cristalino, a lente dos olhos, fazendo com que ele se torne opaco e comprometa a visão. 

Quais são os seus sintomas?

Visão embaçada, ou perda de nitidez;

Perda da percepção das cores;

Ofuscamento do olhar sob luzes;

Limitação da visão, vendo apenas vultos;

Cegueira reversível. 

Como é o pré-operatório da Catarata 

Para a realização da cirurgia, antes de mais nada, você deve seguir os passos: 

  1. Leve a guia para a autorização no plano de saúde 30 dias antes da data agendada;
  2. Faça uma avaliação com cardiologista; 
  3. Com a guia autorizada e a avaliação cardiológica em mãos, agende uma avaliação com o anestesista. 

A cirurgia de Catarata

No dia da cirurgia, você deve observar as seguintes orientações: 

  1. Se for diabético, não tome o seu remédio;
  2. Siga a orientação do cardiologista e anestesista para os demais medicamentos;
  3. Use sapatos confortáveis;
  4. Não entre na sala operatória com brincos, anéis, colares, relógios e aparelhos celulares;
  5. Não use esmalte, exceto base;
  6. Leve somente um acompanhante;
  7. Faça jejum de oito horas antes da cirurgia, inclusive de líquidos;

Cirurgia de Catarata guiada por imagem

Médicos, em conjunto com engenheiros de diversas áreas, criaram um equipamento que proporciona mais segurança nas informações de planejamento e escolha das lentes intraoculares, e que serão utilizadas na cirurgia. Trata-se de um equipamento altamente tecnológico que se integra aos demais aparelhos do centro cirúrgico, proporcionando a personalização da cirurgia de Catarata com alto nível de precisão.

Este sistema é composto de duas partes: a unidade de referência e o marcador digital. Estas partes dividem o planejamento cirúrgico em três etapas: 

Referência por imagem

Realiza medidas essenciais de diagnóstico, captando em alta resolução uma imagem do olho. Com isto, é possível um detalhamento do sistema ocular dos vasos esclerais, limbo e a íris. Essa impressão digital do olho é utilizada através de um software para registrar e rastrear o olho, fornecendo uma referência visual para todas as incisões.

Planejamento cirúrgico

Já com as informações captadas e transmitidas, o software de planejamento permite ao médico definir de forma simples e eficiente todo o procedimento cirúrgico, além de selecionar as lentes intraoculares através de fórmulas para cálculos. Permite, também, o planejamento completo do Astigmatismo, da marcação da incisão e do eixo de implante das lentes em cada paciente, tornando a cirurgia personalizada. 

Marcador Digital

A imagem de referência e o plano cirúrgico são transmitidos ao marcador digital por um dispositivo USB. Durante o procedimento, utilizando a imagem de referência com impressão digital, o sistema permite ao cirurgião posicionar todas as incisões e fazer o alinhamento em tempo real. Ele pode, também, levar em conta o impacto invariável da ciclo rotação do globo ocular. 

Com isso, o cirurgião tem mais consistência e controle em todas as etapas da cirurgia de Catarata. O planejamento cirúrgico pode ser utilizado em conjunto com equipamentos a laser e com a maioria dos microscópios cirúrgicos. 

Cirurgia de Catarata a laser

Desenhado para trazer um alto nível de precisão, reprodução fiel de resultados e segurança sem o uso dos bisturis. O laser para cirurgia de Catarata foi projetado para proporcionar um alto nível de exatidão e reprodutibilidade na cirurgia de Catarata. Ao automatizar passos complexos da cirurgia, o laser permite criar incisões precisas e com alta reprodutibilidade utilizando um sistema totalmente guiado por imagens 3D. 

Agora, os pacientes com Catarata têm duas opções: cirurgia de catarata convencional ou cirurgia de catarata a laser. 

catarata
Consulte o seu médico para saber mais sobre a cirurgia de Catarata.

A cirurgia de Catarata convencional inicia-se pela confecção de uma incisão através da córnea, usando um bisturi para permitir que o cirurgião tenha acesso à catarata. Já o laser proporciona precisão e reprodutibilidade personalizáveis na criação de todas as incisões.

Tudo isto permite que o paciente tenha resultados no pós-operatório mais previsíveis. Com a lente já implantada, o paciente aguarda a liberação do médico e, em seguida, pode ir para casa. 

Para conferir outras matérias, acesse o nosso blog clicando aqui e, se tiver qualquer dúvida, fique a vontade para deixar o seu comentário.

Categorias

Compartilhe nas suas Redes:

Facebook
WhatsApp
Email
Twitter
LinkedIn
Skype