Precisamos falar sobre como a saúde mental pode afetar a visão diretamente e causar danos irreversíveis à sua saúde.
Ano novo, novos planos, novas promessas. Entretanto, um dos pilares mais deixados de lado nas resoluções de ano novo da grande maioria das pessoas, é o cuidado com os impactos que a saúde mental pode afetar a visão.
Janeiro Branco é uma campanha promovida pelo Instituto Janeiro Branco e que tem como objetivo conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde mental. Através de palestras, oficinas, workshops, entre outros.
A campanha de 2023 tem como tema: “A vida pede equilíbrio!”. E a Oftalmologia Integrada não poderia deixar a sua colaboração com esse movimento falando sobre os impactos na saúde ocular.
Como a saúde mental pode afetar a visão?
Nosso corpo é todo interligado. Quando estamos num pico de estresse alguns sintomas como insônia, dores de cabeça constantes podem surgir. Ou quando estamos com dificuldade de enxergar objetos de longe é provável que tonturas ou dores de cabeça vão surgir.
A saúde mental e a visão estão intimamente ligadas.
Podemos iniciar essa conversa falando de um extremo: a baixa acuidade visual. A dificuldade social que essa pessoa pode sofrer pode desencadear danos profundos como depressão, ansiedade e crises de pânico.
Quando não incentivada da maneira correta na sociedade.
Por outro lado, temos uma população altamente sedentária e com hábitos alimentares ruins. Com isso, doenças como diabetes estão se tornando cada vez mais comuns entre eles, e qual a principal consequência do diabetes na saúde ocular?
A cegueira.
A retinopatia diabética é uma das complicações mais comuns em pacientes diabéticos, ela acontece com o rompimentos dos vasos sanguíneos que provoca o vazamento de fluido na retina (responsável pela formação das imagens enviadas ao cérebro).
Além da retinopatia, doenças como glaucoma e catarata são frequentes entre os diabéticos.
Além do estilo de vida impactar na saúde mental, tais doenças mexem ainda mais com o emocional dos pacientes.
O Brasil é o país mais ansioso do mundo e como isso reflete na saúde visual?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo. Principalmente após a pandemia.
Além de ser um dado alarmante, somos um país altamente consumidor de redes sociais, um fato que está intimamente ligado com o desenvolvimento de quadros de ansiedade e depressão.
Mas como isso afeta de fato a nossa visão?
Além do aumento de consumo de telas, o aumento do consumo de ansiolíticos e antidepressivos também aumentaram.
Estes dois fatores contribuem diretamente na saúde ocular. Primeiro que o consumo de telas desenvolve diversas alterações visuais como:
- Vista cansada ou olho seco;
- Aumento da miopia;
- Irritação nos olhos;
- Visão embaçada.
E o uso indiscriminado de remédios tem consequências diretas na visão, tendo em vista que interfere no tamanho da pupila e a sua acomodação, conforme consta nas principais bulas.
Estamos falando do uso de remédios de maneira irresponsável e sem o acompanhamento médico adequado. Soma-se todos esses fatores, temos um aumento expressivo de problemas oculares na população brasileira.
É por isso que precisamos estar com nossas consultas oftalmológicas em dia. E para te ajudar, separamos uma lista de algumas resoluções para você incluir no seu ano novo que vão te ajudar a manter a saúde ocular em dia, da mesma maneira que a sua saúde mental.
- Beba mais água!
- Tire mais momentos para aproveitar a sua companhia lendo um livro, caminhando, aproveitando lugares que você gosta! Fique mais tempo off.
- Faça consultas anuais com o seu oftalmologista de confiança para garantir que a sua saúde ocular está em dia!
- Evite comparações, as redes sociais são apenas recortes de poucos segundos da vida das pessoas.
- Se você está se sentindo uma tristeza profunda, busque ajuda profissional, muito cuidado com a automedicação!
Sistema de Oftalmologia Integrada em Porto Alegre
O Sistema de Oftalmologia Integrada, fundado em 16 de janeiro de 2012, é uma Rede de Clínicas voltadas exclusivamente à Oftalmologia.
Desde o início voltamos nosso esforços para prestar um atendimento integral por meio de prevenção, diagnósticos precisos, tratamentos clínicos e cirúrgicos resolutivos.
Atualmente, a Oftalomologia Integrada atende em 3 grandes polos de saúde, Serra Gaúcha, Porto Alegre e Região Metropolitana promovendo, de modo sustentável e inovador a gestão de recursos na assistência oftalmológica.