Ter alguns cuidados com as lentes de contato é fundamental para evitar infecções e irritações nos olhos. Estima-se que 2 milhões de brasileiros as utilizem como forma de corrigir problemas visuais como miopia, hipermetropia, vista cansada e astigmatismo. Por ser comum sua utilização entre a população brasileira, fizemos uma lista dos principais cuidados com as lentes de contato que você deve ter na sua rotina!
Por que é fundamental ter alguns cuidados com a lente de contato?
Diferente dos óculos de grau, as lentes de contato entram em contato diretamente com os olhos, e se não for realizada a higiene correta, as chances de infecções por bactérias é altíssima, podendo causar danos irreversíveis na visão do paciente.
Há diversos casos de ceratite microbiana – inflamação da córnea causada por germes no olho, entre pacientes que usam lentes de contato. Porém, com os cuidados certos, as chances de desenvolver qualquer tipo de problema são mínimas, e separamos na lista abaixo.
Colocar e retirar as lentes corretamente.
Outro ponto muito importante é saber colocar e retirar corretamente suas lentes de contato. Assim, evita-se o risco de causar irritações nos olhos por colocá-las em alguma posição errada.
Manusear suas lentes de contato com as mãos limpas, sempre!
Nossas mãos estão o tempo todo em contato com o celular e superfícies que estão cobertas de germes, por isso, sempre que for manusear suas lentes, lavar bem as mãos com sabonete e secá-las para evitar o contato com a água.
Utilizar a solução correta
Muitos pacientes utilizavam soro fisiológico para higienizar suas lentes, porém, foi descoberto que há chances de desenvolver infecções já que o soro não consegue remover totalmente os resíduos de gorduras e proteínas presentes nos nossos olhos. Por isso, sempre higienize com a solução recomendada pelo seu oftalmologista.
Limpar o estojo das lentes regularmente.
Em 2015, um estudo realizado pela Optometry and Vision Science, constatou que pacientes que não limpavam e secavam adequadamente o estojo das lentes, apresentavam uma contagem de microorganismos mais alta quando comparado com pacientes que mantinham os cuidados corretos.
Há algumas recomendações para a limpeza do estojo.
- Deve-se retirar toda a solução das lentes de contato do estojo, esfregando bem e enxaguando com uma solução nova;
- Seque-o com lenços de papel e guarde-o para baixo em cima de um lenço, para secar bem e poder guardar suas lentes pela noite;
- É recomendado substituir o estojo a cada três meses.
Respeitar a data de validade das lentes de contato
Por fim, respeitar o tempo de validade das lentes de contato é fundamental. Há lentes de contato que têm duração de semanas ou meses. Por isso, converse com seu oftalmologista para saber qual é o prazo ideal para trocá-las. As lentes de contato após o prazo de validade sofrem alterações que mudam sua permeabilidade e curvatura, isto é, pode prejudicar a eficácia da lente e aumentar o risco de irritação nos olhos.
Assim, seguindo essas 5 dicas fundamentais, seu tratamento com as lentes será muito eficaz.
Conheça a Oftalmologia Integrada
O Sistema de Oftalmologia Integrada é uma rede de clínicas voltadas exclusivamente à oftalmologia. Desde o início, nossos esforços estão em prestar um atendimento integral por meio de prevenção, diagnósticos precisos e tratamentos clínicos e cirúrgicos resolutivos.
Atualmente, a Oftalmologia Integrada atua em 3 grandes polos de saúde, Serra Gaúcha, Porto Alegre e Região Metropolitana, promovendo de modo sustentável e inovador a gestão de recursos na assistência oftalmológica.
Navegue pelo site e conheça os nossos serviços, convênios, especialidades e outros artigos que podem ajudar a esclarecer as suas dúvidas sobre as doenças mais comuns de serem diagnosticadas nos consultórios oftalmológicos. E, se precisar, fique a vontade para entrar em contato conosco e agendar uma consulta.