Casal de idosos sentados no sofá, fazendo um coração com suas mãos.

Degeneração Macular Relacionada à Idade – Entenda o que é

Entre as principais causas de perda de visão em pessoas acima dos 50 anos está a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), ou Maculopatia Relacionada à Idade. Esta é uma doença degenerativa crônica e progressiva que afeta a porção central da retina – mácula – localizada na parte posterior do olho.

Entre os sintomas estão: visão central diminuída ou embaçada, distorção do tamanho da imagem (objetos parecem maiores ou menores do que, de fato, são), distorção da própria imagem, dificuldade em reconhecer rostos familiares e uma mancha central escura ou vazia na visão.

Painel mostrando a anatomia do olho que apresenta degeneração macular relacionada à idade.

O que é Mácula?

A mácula é uma região ocular que faz parte da retina, ela é responsável pela visão central . Está localizada na parte posterior do olho, tendo apenas 5mm de diâmetro. Sua função é primordial para garantir nossa plena acuidade visual. Ela nos ajuda a enxergar com clareza e nitidez tanto as imagens e os detalhes finos, como as cores; tudo isso  graças à sua composição composta majoritariamente  por células fotorreceptoras. Ainda que bem pequena, a mácula pode ser afetada por algumas doenças, como edema macular, degeneração macular ou ainda buraco macular.

Quais são os Fatores de Risco para desenvolver a DMRI?

A DMRI é considerada uma doença multifatorial, de etiologia desconhecida. Inúmeros são os fatores de risco reconhecidos para o seu desenvolvimento, dentre os quais a idade avançada é o mais forte.

Os fatores de risco sistêmicos incluem hipertensão arterial, tabagismo e história familiar da doença, exposição prolongada à luz solar, dieta pobre em nutrientes antioxidantes e obesidade.

Casal de idosos felizes passeando pelas ruas. A senhora está recebendo um beijo do companheiro.
A idade avançada é um dos riscos de desenvolver degeneração macular relacionada à idade.

Dois Tipos de DMRI: Seca e Úmida.

DMRI Seca (Não Exsudativa): esta é a forma mais comum da condição ocular,  representa cerca de 85-90% dos casos. Neste tipo , há um acúmulo gradual de depósitos amarelados, chamados drusas, na retina. Com o tempo, elas podem interferir na função da mácula, levando à perda de visão central.

DMRI Úmida (Exsudativa): ainda que menos comum, é a forma mais grave. Neste tipo, ocorre o crescimento anormal de vasos sanguíneos sob a retina. Porém, estes são frágeis e propensos a vazamentos de fluido e sangue, causando danos rápidos à mácula e levando a uma perda de visão mais severa.

Diagnóstico e Tratamento da Degeneração Macular Relacionada à Idade

O diagnóstico da condição em geral é feito pelo oftalmologista durante um exame de rotina, o qual pode incluir testes de acuidade visual, angiografia com fluoresceína e tomografia de coerência óptica (OCT).

Vale salientar que não há cura para a DMRI. Entretanto, há várias alternativas de tratamento e estratégias de gerenciamento que podem ajudar a diminuir a progressão da doença e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Algumas delas são as seguintes:

• Injeções Intravítreas: para o tratamento da DMRI úmida, a aplicação de injeções intravítreas de medicamentos antiangiogênicos é frequentemente recomendada. Elas ajudam a reduzir o crescimento dos vasos sanguíneos anormais e a prevenir vazamentos de fluido e sangue;
Injeção intravítrea para tratar a degeneração macular relacionada à idade.
  • Suplementos Nutricionais: pesquisas mostraram que determinados suplementos nutricionais, como vitaminas antioxidantes (vitaminas C e E, beta-caroteno) e minerais como zinco e cobre, ajudam a reduzir o risco de progressão da DMRI seca;
  • Terapia Fotodinâmica: este tratamento, especialmente para a DMRI úmida, envolve a administração de um medicamento sensível à luz seguido pela exposição da área afetada ao laser;
  • Reabilitação Visual: aos pacientes que apresentam perda de visão significativa, a recomendação costuma ser a reabilitação visual, incluindo terapia ocupacional e uso de dispositivos de aumento.

Ainda que não se possa prevenir completamente a DMRI, existem medidas que ajudam a reduzir o risco de desenvolvê-la ou  ao menos retardar sua progressão. Entre elas:

• Parar de fumar e evitar a exposição ao fumo passivo;
  • Proteger os olhos dos raios UV usando óculos de sol de qualidade e chapéus de aba larga;
  • Manter uma dieta saudável rica em frutas, vegetais e alimentos ricos em antioxidantes;
  • Controlar a pressão arterial e manter um peso saudável.

Por fim, ressaltamos que a Degeneração Macular Relacionada à Idade é uma condição oftalmológica comum e bastante debilitante que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Porém, ainda que não haja cura para a doença , o diagnóstico precoce, o tratamento adequado e as medidas preventivas podem ajudar a minimizar seus efeitos e a preservar a visão central.

Idoso sorri enquanto realiza os exames oftalmológicos de rotina.

Sendo assim, é essencial que os pacientes com suspeita de DMRI busquem seus oftalmologistas, a fim de desenvolver um plano de tratamento personalizado e também adotem um estilo de vida saudável, otimizando sua saúde ocular e geral.