Dia Mundial das Doenças Raras: conheça 5 doenças oculares que são raras!

Hoje é o Dia Mundial das Doenças Raras, a data é celebrada no dia 28 de fevereiro com o intuito de aumentar a conscientização sobre doenças oculares que são raras e apoiar aqueles que são afetados por essas condições.

Geralmente, essas doenças são genéticas e afetam uma parcela mínima da população global. Entretanto, é fundamental chamar atenção da sociedade acerca desse assunto e dar maior visibilidade para uma pauta que atinge famílias.

É a partir da conscientização que teremos maiores investimentos em pesquisas de tratamentos e curas.

Apesar da data ser de conscientização de doenças raras em geral, aqui falaremos sobre as doenças oculares que se enquadram nesta categoria, trazendo um panorama geral de cada uma.

Doenças Oculares infantis que são raras: 

Aniridia

Esta condição rara é caracterizada pela ausência ou anormalidade na formação da íris (a parte colorida do olho). A aniridia pode acarretar em diversos problemas de visão, tais como:

  • aumento da sensibilidade à luz;
  • dificuldade de enxergar de perto e de longe;
  • aumento do risco de doenças da retina.

Essa condição rara pode ser congênita ou adquirida, e pode afetar apenas um olho ou ambos. O tratamento depende da gravidade do caso, pode ser combinada com tratamentos para prevenir a degeneração da retina, medicamentos ou cirurgias.

Síndrome de Coloboma

Essa outra condição genética rara afeta o desenvolvimento normal dos olhos, orelhas, nariz e boca. Este termo ‘coloboma’ refere-se a uma fenda ou lacuna nos tecidos desses órgãos, resultando em uma aparência distinta ou anormal. Pode ser causada por uma mutação genética e é hereditária.

Esta condição por ser isolada ou fazer parte de uma síndrome mais ampla que inclua outras anormalidades, como problemas de visão, auditivos, cardíacos ou neurológicos.

O tratamento depende das características individuais de cada caso e pode incluir cirurgia, dispositivos de auxílio auditivo, lentes de contato ou óculos, entre outros.

doenças oculares que são raras

Doenças oculares que são raras e afetam adultos:

Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)

A DMRI é uma doença de retina que afeta pessoas com mais de 50 anos e é a causa mais comum da perda da visão.

A DMRI afeta uma parte da retina que chamamos de mácula, localizada no centro do olho. Essa região é responsável por captar a luz do campo visual convertendo em impulsos elétricos que são transferidos para o cérebro através do nervo óptico, formando a imagem. 

A perda da visão central por DMRI ocorre por conta da degeneração da mácula, e podem ser diagnosticadas com consultas de rotina ao oftalmologista.

Distrofia Corneal Hereditária

Essa é uma doença que afeta a córnea. A córnea serve como barreira protetora dos olhos, impedindo que  sujidades ou partículas entrem em contato com os olhos. 

Quando há distrofia corneal, há acúmulo de material nas camadas da córnea, levando a perda da transparência e prejudicando a visão a longo prazo. Essa doença pode afetar os dois olhos de maneira progressiva.

Síndrome de Sjogren

A Síndrome de Sjogren é uma doença autoimune que se caracteriza pela manifestação da secura ocular e na boca. Isso ocorre porque algumas células brancas ou linfócitos invadem vários órgãos e glândulas, principalmente as glândulas lacrimais e salivares, impedindo que elas desempenhem suas funções de hidratação.

Sistema de Oftalmologia Integrada em Porto Alegre

O Sistema de Oftalmologia Integrada, fundado em 16 de janeiro de 2012, é uma Rede de Clínicas voltada exclusivamente à Oftalmologia.

Desde o início, voltamos nossos esforços para prestar um atendimento integral por meio de prevenção, diagnósticos precisos, tratamentos clínicos e cirúrgicos resolutivos.

Atualmente, a Oftalmologia Integrada atende em 3 grandes polos de saúde, Serra Gaúcha, Porto Alegre e Região Metropolitana promovendo, de modo sustentável e inovador a gestão de recursos na assistência oftalmológica.

Categorias

Compartilhe nas suas Redes:

Facebook
WhatsApp
Email
Twitter
LinkedIn
Skype