É muito comum que um paciente tenha diversas dúvidas sobre o astigmatismo, tendo em vista que é um dos distúrbios oculares mais comuns na população brasileira. Por isso, trazer a informação e sanar as dúvidas mais comuns sobre a doença é de extrema importância.
O que é o astigmatismo?
No primeiro momento, vamos entender de forma resumida como funciona a estrutura básica do olho para que tenha a visão. Há duas estruturas responsáveis pela projeção da imagem, a córnea e o cristalino. Normalmente, possuem uma forma lisa e simétrica, e o cristalino projeta a luz externa para a retina que ao comunicar-se com o cérebro, interpreta a imagem que será visualizada.
No olho com astigmatismo, o formato da estrutura básica assemelha-se a uma bola de beisebol, e assim, ocorre o erro refrativo, pois o sistema óptico tem dificuldade em formar o ponto focal na retina, de forma que a imagem refletida nunca será um ponto, mas sim uma linha. Por uma doença hereditária e comum, há diversas dúvidas que recebemos no consultório e sanaremos em seguida.
Principais dúvidas sobre o astigmatismo
O que faz piorar o astigmatismo?
Por ser uma doença ocular hereditária, o astigmatismo surge ao nascimento e pode ter alguns fatores de agravamento ao longo da vida, caso não ocorra o devido tratamento recomendado pelo médico oftalmologista. Entre esses fatores podemos considerar o aparecimento de outras doenças oculares como ceratocone, miopia. Além disso, fatores externos como o hábito de coçar muito os olhos e com força.
Qual a diferença entre o astigmatismo e a ceratocone?
O astigmatismo e a ceratocone são duas alterações visuais muito confundidas entre os pacientes, tendo em vista que ambas possuem uma alteração na curvatura da córnea, principal responsável pela captação da luz externa. Além disso, ambas são hereditárias, isto é, herdadas dos pais, porém, o astigmatismo é desenvolvido desde o nascimento, enquanto a ceratocone acontece progressivamente ao longo da vida. Por isso, é fundamental que o paciente tenha o diagnóstico do oftalmologista, para evitar erros no tratamento das doenças.
Como é a visão de uma pessoa que tem astigmatismo?
A pessoa com astigmatismo enxerga os objetos duplicados e/ou borrados, devido ao erro refrativo na córnea. Além disso, não há diferenças na visão de curta ou longa distância de quem possui a doença.
Porque desenvolvemos astigmatismo?
O astigmatismo é uma doença hereditária, ou seja, herdada dos genes dos pais. Ainda não se sabe as reais causas para desenvolver em alguns membros da família, apenas que é passado de geração em geração.
Que tem astigmatismo precisa usar óculos para sempre?
Essa é uma das dúvidas campeãs nos consultórios. E a resposta é depende do caso. Quando o paciente é diagnosticado cedo, somente com o uso de óculos e lentes de contato é corrigido. Além de haver casos que nem o uso de óculos ou lentes são recomendados por possuírem um grau muito baixo. Porém, o paciente que não tratar prontamente poderá agravar o grau e os sintomas que a doença desenvolve, tais como dores de cabeça o apresentar vista cansada.
Conheça a Oftalmologia Integrada
O Sistema de Oftalmologia Integrada é uma rede de clínicas voltadas exclusivamente à oftalmologia. Desde o início, nossos esforços estão em prestar um atendimento integral por meio de prevenção, diagnósticos precisos e tratamentos clínicos e cirúrgicos resolutivos.
Atualmente, a Oftalmologia Integrada atua em 3 grandes polos de saúde, Serra Gaúcha, Porto Alegre e Região Metropolitana, promovendo de modo sustentável e inovador a gestão de recursos na assistência oftalmológica.
Navegue pelo site e conheça os nossos serviços, convênios, especialidades e outros artigos que podem ajudar a esclarecer as suas dúvidas sobre as doenças mais comuns de serem diagnosticadas nos consultórios oftalmológicos. E, se precisar, fique à vontade para entrar em contato conosco e agendar uma consulta.