Para melhor compreendermos o que é a Hipertensão Arterial precisamos, primeiro, entender a nossa biologia. O corpo humano, por ser uma rede extensa de vasos sanguíneos com cerca de cem mil quilômetros de comprimento, transporta oxigênio e nutrientes através dos vasos sanguíneos para todas as partes do corpo. A circulação sanguínea é constante e é obtida pela atividade incessante do coração, que bombeia cerca de 9500 litros de sangue diariamente. Para garantir o fluxo sanguíneo, o músculo cardíaco altera movimentos de contração, sístole, e relaxamento, diástole. Dessa forma, a pressão surge no interior dos vasos sanguíneos.
Essa pressão também é conhecida como pressão arterial, é ela quem garante que o sangue possa circular pelos tecidos do corpo. A hipertensão arterial sistêmica é uma doença que ocorre quando o nível da pressão arterial aparece frequentemente elevado durante vários períodos do dia. Ela é a protagonista dos fatores de risco para o desenvolvimento de doenças do coração, cérebro e rins.
Segundo a ONU, 1 a cada 4 pessoas sofrem desse mal. E esse número preocupa ainda mais quando se sabe que 40% das mortes por acidente vascular cerebral em e 25% dos óbitos por doença arterial coronariana são devido a esta doença. Em 95% dos casos, as causas da hipertensão não são bem definidas, entretanto, alguns fatores de risco tem relação direta com o desenvolvimento da doença.
Excesso de peso e obesidade podem fazer com que a hipertensão apareça em crianças e adolescentes. Também há uma ligação direta entre a idade e a elevação da pressão arterial, e a ingestão de alimentos ricos em sódio também contribuem para o surgimento da hipertensão arterial.
Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde em 2016 alertou o crescimento da obesidade, hipertensão e diabetes no Brasil. Hoje vamos falar sobre estas condições porque elas também podem facilitar o aparecimento de doenças oculares. Estas doenças sistêmicas levam a alterações oculares. A obesidade aumenta a chance do desenvolvimento de diabetes e, consequentemente, da pressão arterial. Com isso, nós podemos ter alterações oculares principalmente referente a alterações vasculares da retina, e que podem trazer sérias complicações se não for feito uma prevenção e um tratamento sistêmico e multifatorial – tanto da hipertensão arterial quanto de qualquer problema ocular.
Quais são os principais problemas da visão?
O que acontece com uma pessoa que tem, por exemplo, hipertensão? Qual é a consequência que ela vai ter em sua visão?
Retinopatia por Hipertensão Arterial
A Retinopatia por Hipertensão Arterial não tem muitos sintomas por parte do paciente. O que existem são os sinais na hora da consulta oftalmológica. Durante estas consultas, pode ser revelado um estreitamento das artérias, o surgimento de hemorragias, um aumento do reflexo dorsal dos vasos, ou o aumento de algumas impressões entre a relação da artéria e veia, chamada de cruzamentos patológicos.
É importante o diagnóstico precoce porque esse quadro todo é um inicial, que pode levar a infartos, oclusões vasculares e morte de algumas regiões da retina. Como se fosse realmente um infarto, as oclusões vasculares podem ser sistêmicas e também hemorrágicas.
Diabetes
Existem algumas alterações que geralmente surgem após dez anos do convívio da hiperglicemia. Na Retinopatia Diabética existe um número de vasos neoformados devido a hipófise, a baixa oxigenação que a retina passa a sofrer. E, com isso, o paciente pode ter hemorragias sistêmicas, descolamentos da retina em uma fase mais avançada e até mesmo alterações da mácula, que é uma região importante para a visão central e que pode trazer sérias alterações no decorrer do Diabetes.
Obesidade
A obesidade é a grande responsável pelo distúrbio do colesterol e também leva à Hipertensão Arterial e ao Diabetes. Para a próxima década, existe um aumento importante da previsão do número de diabéticos e de hipertensos e que nós precisamos ficar atentos para que não venha realmente a ocorrer.
Como acontece o diagnóstico da Hipertensão Arterial?
Uma vez diagnosticado a Hipertensão Arterial e o Diabetes, é muito importante marcar consultas com o seu oftalmologista para monitorar a saúde ocular do paciente. O tratamento da Retinopatia Diabética e da Retinopatia por Hipertensão Arterial são os controles sistêmicos destas duas doenças e a prevenção. E, muitas vezes, na Retinopatia Diabética é preciso lançar mão de pós coagulação a laser, além de uma série de tratamentos coadjuvantes para a manutenção da visão.
Conheça a Oftalmologia Integrada
Agora que você já sabe como a hipertensão arterial pode afetar a saúde dos olhos importância de cuidar da sua visão, não deixe de procurar assistência oftalmológica e de marcar consultas regulares com o seu médico. A Oftalmologia Integrada possui uma equipe qualificada em prevenção, diagnósticos e tratamentos para garantir a melhor saúde de seus olhos, conte com a gente!