A LASIK é um procedimento com rápido pós-operatório que serve para corrigir os erros de refração, como miopia, astigmatismo e hipermetropia. Assim, fazendo com que muitas pessoas tenham curiosidade para saber como este procedimento é realizado.
Por isso, no post de hoje, trouxemos as 7 principais dúvidas sobre a cirurgia LASIK.
Como funciona o LASIK?
A LASIK consiste em uma cirurgia oftalmológica para a correção de alguns tipos de erros de refração, como a miopia, astigmatismo e hipermetropia.
A cirurgia é a mais utilizada entre os oftalmologistas e é feita a partir de uma pequena abertura na camada superficial da córnea, a fim de retirar uma parte do tecido ocular e realizar a aplicação do laser para modificar a curvatura da córnea.
Quem pode fazer o LASIK?
Para poder realizar a cirurgia LASIK, é necessário ter idade mínima de 20 anos e ter seu erro de refração estabilizado, além de precisar estar dentro dos níveis de dioptrias (grau) indicados.
- Miopia: com até 7-8 dioptrias;
- Astigmatismo: com até 6 dioptrias negativas;
Como se preparar para a LASIK?
O primeiro passo para a preparação do paciente, é buscar mais informações sobre o procedimento e conversar com seu oftalmo para ver se realmente essa é a melhor opção para você.
Procure sempre perguntar como funciona o procedimento, o pós operatório, riscos e até mesmo os valores do mesmo, pois é muito importante que você não tenha dúvidas de que isso é o melhor para você.
Após você ser considerado um bom candidato a cirurgia LASIK, pode ser necessário seguir algumas instruções para realizar o procedimento, como por exemplo:
- Interromper o uso de lentes;
- Evitar o uso de cremes e maquiagens na região dos olhos para não correr riscos de haver detritos;
- Lavar os olhos com shampoo de bebê durante alguns dias antes do procedimento;
Além disso, pode haver outros tipos de indicações específicas feitas pelo seu oftalmologista.
Qual a diferença entre LASIK e PRK?
Ambas as cirurgias são feitas para resolver os erros de refração como miopia, astigmatismo e hipermetropia. Sua principal diferença é maneira como a cirurgia é executada
No procedimento LASIK, é utilizado um equipamento chamado microcerátomo que realiza o levantamento de uma camada superficial da córnea (conhecida como flap), formando uma espécie de “tampa”. Assim, com essa abertura, é possível que o laser atue diretamente na córnea, modificando a sua estrutura.
Já no procedimento PRK, é feita a remoção de células epiteliais, assim retirando fina camada completa da córnea. Após ser feita a exposição total da córnea, é possível que o laser atue diretamente sobre ela.
Qual a diferença entre a LASIK e a ILASIK?
A diferença entre a LASIK e a ILASIK, é o tipo de aparelho utilizado para fazer o corte na camada superficial da córnea. Enquanto a LASIK utiliza o equipamento microcerátomo, a ILASIK utiliza o laser femtosegundo, que obtém mais precisão no recorte do epitélio.
Normalmente, o uso do ILASIK, é determinado a partir de características específicas do olho do paciente. Essas especificações, são determinadas pelo médico oftalmológico.
Quanto tempo leva para a visão voltar ao normal após a cirurgia LASIK?
O tempo de recuperação total do LASIK é de 30 dias. Cerca de 85% dos pacientes terão sua visão de zero a meio grau de precisão, conseguindo levar sua vida de forma mais satisfatória.
De maneira geral, os pacientes que executam o procedimento, já tem sua visão recuperada 90% após o primeiro dia de pós operatório e os outros 10% sendo recuperados ao longo dos 30 dias seguintes.
Quem não pode fazer cirurgia refrativa?
Infelizmente, nem todas as pessoas podem fazer esse procedimento e dentre elas estão:
- Pessoas com doenças ceratocone, diabetes descontrolada, herpes ocular, ambliopia severa, distrofias corneanas e doenças autoimunes graves;
- Menores de 21 anos;
- Gestação e amamentação;
Sistema de Oftalmologia Integrada em Porto Alegre
O Sistema de Oftalmologia Integrada, fundado em 16 de janeiro de 2012, é uma Rede de Clínicas voltada exclusivamente à Oftalmologia.
Desde o início voltamos nossos esforços para prestar um atendimento integral por meio de prevenção, diagnósticos precisos, tratamentos clínicos e cirúrgicos resolutivos. Atualmente, a Oftalmologia Integrada atende em 3 grandes polos de saúde, Serra Gaúcha, Porto Alegre e Região Metropolitana promovendo, de modo sustentável e inovador a gestão de recursos na assistência oftalmológica.