Neurite óptica

Neurite Óptica: inflamação ocular causada pela esclerose múltipla

O mês do Agosto Laranja, tem como intuito conscientizar as pessoas sobre a esclerose múltipla, que tem como um dos seus principais sintomas, a neurite óptica. 

A neurite óptica é a inflamação do nervo óptico após a danificação da bainha mielínica que pode causar perda parcial ou total da visão. Por isso, no post de hoje, iremos trazer algumas informações sobre essa doença, para atentar os pacientes sobre suas possíveis causas.

Neurite óptica

Mas afinal, qual é a causa da neurite óptica? 

As principais causas da neurite óptica estão relacionadas a distúrbios neurológicos, como é o caso da esclerose múltipla e da neuromielite óptica. 

Esclerose múltipla

A esclerose múltipla é uma doença degenerativa, que afeta os nervos que ligam o corpo ao cérebro. Essa doença compromete a bainha mielínica, afetando principalmente o cérebro, medula espinhal, tronco e nervos ópticos.

Neuromielite óptica

Já a neuromielite óptica, ou também conhecida popularmente como doença de Devic, é uma doença autoimune do sistema nervoso central, atingindo principalmente os nervos ópticos e a medula espinhal.

Além dessas doenças, problemas que podem apresentar a neurite óptica nos pacientes, como infecções e tumores cerebrais, intoxicação por metais pesados e até mesmo, em alguns casos, pela ingestão de algum medicamento.

Quem está mais propenso a ter neurite óptica?

A neurite óptica, costuma afetar adultos, com faixa etária entre 20 anos a 45 anos e também, há observações, que o sexo feminino tem maiores riscos de adquirir a doença.

Além disso, pessoas com histórico familiar de doenças neurológicas ou doenças autoimunes devem ficar atentos com a possibilidade de possuir o problema.

Neurite óptica

Quais são os principais sintomas da neurite óptica?

Os principais sintomas da neurite óptica são:

  • Dor ao movimentar e/ou ao redor dos olhos;
  • Perda total ou parcial da visão;
  • Dificuldade na percepção e distinção das cores;

Geralmente, o sintoma da perda total ou parcial da visão é passageira, atingindo seu ápice em torno de um a dois dias após começar a apresentar sintomas.

Como é feito o diagnóstico da doença?

O diagnóstico da doença é feito após a apresentação dos sintomas, como perda da visão e dor nos olhos, principalmente em casos de pessoas consideradas jovens.

Após a suspeita da neurite óptica, são executados exames de imagem, para avaliar o aumento e alargamento do nervo óptico.

Como é feito o tratamento da neurite óptica?

Para a recuperação da neurite óptica, é utilizado geralmente medicamentos com base em corticóides, que também podem auxiliar na desaceleração da doença causadora do problema, como é o caso da esclerose múltipla.

Em outros casos, o tratamento é feito somente a partir de remédios que diminuam a dor e observação do aumento ou diminuição dos sintomas.

Além disso, quando há suspeita da doença de esclerose múltipla, são utilizados medicamentos do tratamento da doença para auxiliar no processo de cura da neurite óptica. 

Como pacientes com neurite óptica enxergam?

Além da perda total ou parcial da visão, é possível que haja outras dificuldades para que os pacientes consigam enxergar com total clareza, quando estão afetados pela neurite óptica. Outros problemas que podem se apresentar na nitidez da visão são: 

  • Acinzentamento da visão;
  • Turvamento;
  • Perda apenas na parte central da visão.

Sistema de Oftalmologia Integrada em Porto Alegre

O Sistema de Oftalmologia Integrada, fundado em 16 de janeiro de 2012, é uma Rede de Clínicas voltada exclusivamente à Oftalmologia. Desde o início, voltamos nossos esforços para prestar um atendimento integral por meio de prevenção, diagnósticos precisos, tratamentos clínicos e cirúrgicos resolutivos.

Atualmente, a Oftalmologia Integrada atende em 3 grandes polos de saúde, Serra Gaúcha, Porto Alegre e Região Metropolitana promovendo, de modo sustentável e inovador a gestão de recursos na assistência oftalmológica.

Categorias

Compartilhe nas suas Redes:

Facebook
WhatsApp
Email
Twitter
LinkedIn
Skype