Oftalmologia infantil

Entenda a função da oftalmologia infantil na saúde ocular das crianças

A oftalmologia infantil é uma das especialidades dentro da oftalmologia. O médico oftalmopediatra atende crianças até os 12 anos de idade. Sendo fundamental, principalmente, no início da vida da criança a fim de detectar doenças oculares graves.

E manter a saúde ocular dos pequenos é a nossa prioridade, não é?

Visitas constantes a oftalmologista para crianças são extremamente importantes para a saúde ocular dos pequenos, visto que auxilia na prevenção e diagnóstico precoce de doenças. Por isso, no post de hoje, trouxemos algumas informações sobre a importância de começar as rotinas de consultas ao oftalmologista desde a infância.

Como funciona a oftalmologia infantil?

Desde o nascimento, os bebês já passam por consultas oftalmológicas para saber sobre a saúde ocular, tal como é o caso da realização do teste do olhinho. Consultas frequentes, são fundamentais para a saúde dos olhos das crianças, visto que nessa idade, é possível reconhecer doenças como estrabismo, glaucoma congênito, ambliopia, retinoblastoma e diversas outras doenças para que possam ser tratadas precocemente.

Além disso, com uma rotina de consultas frequentes, é possível reconhecer problemas na visão antes mesmo das crianças entrarem na sua idade escolar, reduzindo as chances de possuírem problemas no seu aprendizado.

Como é a consulta com o profissional da oftalmologia infantil?

Muitas crianças podem sentir medo para ir em sua primeira consulta no oftalmologista e para deixá-las mais tranquilas, é importante que os pais ou tutores saibam explicar um pouco de como funcionaria uma consulta.

O primeiro passo de uma consulta com o profissional de oftalmologia infantil, é descobrir o porquê que o paciente está procurando pelo atendimento. Geralmente, nessa parte, o oftalmologista irá fazer uma série de perguntas, tais como:

  • História de dores oculares ou dificuldade de enxergar objetos de longe ou de perto;
  • Se existe histórico na família de problemas oculares;
  • Se existem outros problemas de saúde como diabetes, hipertensão e entre outros;
  • Se há o hábito de utilizar colírios ou outras medicações.

Após isso, irá ocorrer a fase de exames, para a checagem da visão, avaliação das pálpebras, hidratação dos olhos e entre outros e com isso será possível ter o diagnóstico do problema ou encaminhamento para exames mais completos.

Além disso, a percepção de possíveis problemas oculares nos pequenos é mais complexa, já que as crianças estão em processo de aprendizagem. Ou seja, a oftalmologia infantil é fundamental para perceber sinais e evitar as doenças oculares que possa surgir.

Quando a criança deve ir ao oftalmologista?

A ida das crianças ao oftalmologista é necessária desde suas primeiras 24 horas de vida, para conseguir reconhecer e tratar precocemente possíveis doenças oculares. Além dos cuidados da mãe durante a gestação.

Além disso, a frequência em que cada criança deverá ir ao oftalmologista dependerá da sua idade.

  • Até o primeiro ano de vida: A rotina de consultas é bastante frequente, em torno de 3 a 4 meses entre cada uma, já que nessa fase, os olhos da criança se desenvolvem até mais rápido que outros órgãos do corpo.
  • 2 anos a 3 anos: A rotina de consultas é a cada 6 meses.
  • A partir dos 3 anos: A partir dos 3 anos de idade, as consultas se tornam anuais.

Qual a melhor idade para fazer exame de vista?

Entre os 2 anos e 10 anos de idade, é recomendado que sejam feitos anualmente os exames de vista, já que nesse período a criança irá completar o desenvolvimento na visão.

Além disso, qualquer reclamação como dores de cabeça, embaçamento da visão e entre outros, pode ser sinal de problemas de visão, devendo ser encaminhado para o oftalmologista o mais rápido possível.

Quem pode fazer o teste do olhinho?

Geralmente, o teste do olhinho é feito pelo próprio pediatra do bebê. Porém, é recomendado que esse exame seja feito por um especialista de oftalmologia infantil, visto que, caso ocorra alguma alteração no teste, já irá encaminhar para os devidos exames. 

Sistema de Oftalmologia Integrada em Porto Alegre

O Sistema de Oftalmologia Integrada, fundado em 16 de janeiro de 2012, é uma Rede de Clínicas voltada exclusivamente à Oftalmologia.

Desde o início, voltamos nossos esforços para prestar um atendimento integral por meio de prevenção, diagnósticos precisos, tratamentos clínicos e cirúrgicos resolutivos.

Atualmente, a Oftalmologia Integrada atende em 3 grandes polos de saúde, Serra Gaúcha, Porto Alegre e Região Metropolitana promovendo, de modo sustentável e inovador a gestão de recursos na assistência oftalmológica.

Categorias

Compartilhe nas suas Redes:

Facebook
WhatsApp
Email
Twitter
LinkedIn
Skype