Alergias oculares na primavera

Há um aumento de casos de alergias oculares com a chegada da primavera e as diferenças climáticas que ocorrem nesse período. Essas alergias são justificadas por causa da polinização, das diferenças entre o clima seco e algumas chuvas esporádicas.

Uma das reclamações recorrentes nos consultórios oftalmológicos são as queixas de alergias recorrentes nesse período, que atingem principalmente pacientes com rinites, sinusite, asmas. Neste post, trouxemos algumas alergias oculares de maior abrangência.

Olho seco

O “Olho seco” é uma alergia que ocorre pela falta de umidade do ar, por isso é bastante comum de se desenvolver durante a primavera. Os sintomas mais comuns são: coceira, olhos vermelhos, secreção eventual e sensibilidade à luz. Porém, somente um médico oftalmologista pode diagnosticar corretamente, já que o tratamento é à base de colírios, corticóides, antialérgicos ou imunomoduladores.

Conjuntivite Alérgica

A “Conjuntivite alérgica” é a alteração da superfície ocular causada por mecanismo de hipersensibilidade a algum agente alérgeno, tendo como principal sintoma a coceira ocular. Pode ser divida em duas formas: 

Conjuntivite Alérgica Sazonal

A Conjuntivite Alérgica Sazonal é a forma mais comum da alergia, pois são desencadeadas apenas em certas estações que ocorre exposição a polinização.

Conjuntivite Alérgica Perene

Já a forma da Conjuntivite Alérgica Perene é semelhante à sazonal, com a diferença que ela é desencadeada por ácaros, principalmente. Além disso, seus sintomas são menos intensos que a forma sazonal.

Dermatoceratoconjuntivite Atópica

A Dermatoceratoconjuntivite é uma inflamação crônica e bilateral que atinge a pálpebra e a conjuntiva. Os sintomas mais comuns são vermelhidão, coceiras, lacrimejamento. Além disso, essa inflamação é causada pelos ácaros no ambiente doméstico e pelos animais.

Ceratoconjuntivite Primaveril

A Ceratoconjuntivite primaveril é uma afecção alérgica crônica bilateral da conjuntiva, mais frequente na primavera e verão, e em regiões de clima quente e seco. Os sintomas mais frequentes são coceira no olho, lacrimejamento, fotofobia e secreção na mucosa. Afeta principalmente meninos entre 2 e 10 anos de idade

Dicas para lidar com a alergia ocular na primavera

  1. Procure um médico oftalmologista para identificar a causa da sua alergia ocular. Ela pode estar sendo desencadeada por poeiras, plantas e produtos de limpeza. A alergia é uma hipersensibilidade do seu corpo;
  2. Evite alimentos com alto potencial alergênico, como por exemplo, frutos do mar, ovos, amendoins, principalmente na fase da infância e para idosos;
  3. Evite coçar os olhos;
  4. Mantenha o ambiente da sua casa limpo e arejado para evitar a proliferação de ácaros e fungos;
  5. Troque as roupas de cama, cortinas, com frequência;
  6. Em caso de ambientes muito secos, faça uso de umidificadores de ar, para que ajude aumentar a umidade no ar dos cômodos da sua casa;
Alergias oculares

Como tratar alergias oculares?

É importante ressaltar que com o diagnóstico correto de um médico oftalmologista, o paciente poderá tratar de forma eficaz sua alergia. Tendo em vista que muitas vezes a situação é apenas mascarada e não devidamente tratada.

Além disso, o uso de compressas de geladas auxiliam na redução dos sintomas nos quadros alérgicos. 

Conheça a Oftalmologia Integrada

O Sistema de Oftalmologia Integrada é uma rede de clínicas voltadas exclusivamente à Oftalmologia. Desde o início, nossos esforços estão em prestar um atendimento integral por meio de prevenção, diagnósticos precisos e tratamentos clínicos e cirúrgicos resolutivos.

Atualmente, a Oftalmologia Integrada atua em 3 grandes polos de saúde, Serra Gaúcha, Porto Alegre e Região Metropolitana, promovendo de modo sustentável e inovador a gestão de recursos na assistência oftalmológica.

Navegue pelo site e conheça os nossos serviços, convênios, especialidades e outros artigos que podem ajudar  a esclarecer as suas dúvidas sobre as doenças mais comuns de serem diagnosticadas nos consultórios oftalmológicos. E, se precisar, fique a vontade para entrar em contato conosco e agendar uma consulta.

Categorias

Compartilhe nas suas Redes:

Facebook
WhatsApp
Email
Twitter
LinkedIn
Skype