A Presbiopia é um dos principais problemas oculares em idosos, e ela é a dificuldade das pessoas enxergarem de perto depois dos quarenta anos. Mesmo que mantenham uma excelente visão para longe, as pessoas começam a não conseguir ler ou ver de perto com a mesma lucidez que tinham antes.
A Presbiopia, também chamada de visão cansada, aparece por volta dos quarenta anos porque o cristalino do olho vai perdendo a sua flexibilidade – tornando mais difícil a ação de focar em objetos próximos. Para compensar isso as pessoas começam a distanciar os objetos para, assim, melhorar o foco da imagem.
Esse é um problema que causa desconforto porque muitas pessoas que nunca usaram óculos vão precisar usá-los após os quarenta anos mas, como alternativa, também existem as lentes de contato para perto. Existem também outras alternativas para a correção da Presbiopia, como as cirurgias refrativas a laser.
Técnica Allegretto Wave Laser para tratamento de Presbiopia
A cirurgia ocular a laser também corrige esse problema, e a Técnica Allegretto Wave Laser pode ser usada para fazer isso. Este é um tratamento diferente quando comparado a uma cirurgia tradicional porque é possível corrigir o grau existente, além de fazer uma modificação na curvatura da córnea que propicia a melhor visão de perto. Com a Técnica Allegretto Wave Laser é possível deixar a córnea com um formato especial para esse tipo de tratamento.
Como a Técnica Allegretto Wave Laser melhora a qualidade de vida do paciente?
A Técnica Allegretto Wave Laser também possibilita reduzir um pouco da Miopia nos olhos, a visão de longe e de perto vão ser compensadas porque o cérebro funde as duas imagens. Com isso, o paciente ganha um maior conforto para dirigir, assistir televisão, trabalhar a média distância no computador e para ler de perto.
O Allegretto é um tratamento fantástico e muito eficiente, ele é recomendado sempre que a pessoa tem menos do que 60 anos ou que ainda não tenha começado nenhum processo de Catarata. Ele é muito confortável porque os dois olhos são tratados simultaneamente, e a eficiência deste tratamento é muito grande.
As pessoas que têm Presbiopia evolutiva começam a desenvolvê-la aos quarenta anos, e vão até os sessenta com alterações no grau de perto. O Allegretto é um tratamento efetivo por alguns anos, mas não pelos vinte anos da Presbiopia. O normal é que o Allegretto seja efetivo entre cinco a oito anos e que, operando um presbite perto dos quarenta, seja necessário fazer um ou dois retratamentos até os sessenta anos.
Os retratamentos são mais simples do que a própria cirurgia, é preciso apenas fazer uma pequena correção do grau que evoluiu durante esse período. A efetividade do Allegretto é grande e muitas pessoas em carreira profissional optam por ela, desde médicos, pilotos de aeronaves à dentistas.
Apesar do Allegretto ser uma técnica muito efetiva, ela é pouco utilizada por precisar de uma tecnologia específica à execução. Também leva um tempo para a equipe médica se habituar com o procedimento, são necessários mais exames no pré-operatório e o tempo para calcular o grau da visão do paciente também aumenta. Mas a compensação é grande, o benefício e a satisfação que o paciente vai sentir são compensadores.
Lentes de contato para presbiopia
Essa pode ser uma ótima solução à correção do problema mas, para isso, é muito importante que o paciente saiba como usar lentes de contato da maneira correta.
Existe uma forma de correção com lentes de contato para presbiopia, deixando o paciente mais livre para fazer atividades como esporte ao ar livre, ver o relógio ou um cardápio. A correção com lentes de contato para presbiopia é feita com lentes descartáveis e gelatinosas, elas também são confortáveis, de fácil manuseio e não dão problemas.
O tempo de descarte das lentes de contato para presbiopia varia, ele pode ser diário, a cada uma semana ou de quinze em quinze dias. Não deixe de perguntar ao seu oftalmologista qual lente ele recomenda para o seu caso de Presbiopia.
As lentes de contato para presbiopia gelatinosas com descarte diário estão ganhando cada vez mais espaço por reduzir consideravelmente os riscos de infecção, e existem duas técnicas para fazer isso:
Monovisão
Consiste em uma lente de contato para presbiopia com grau para longe e outra para perto. Essa é uma técnica usada há mais de vinte anos e conta com ótimos resultados. Às vezes o paciente fica em dúvida se essa alternativa vai dar certo e, por isso, é indicado fazer um teste do uso dessas lentes por um curto período. Depois, o paciente retorna ao consultório e conta para o seu oftalmologista como foi a sua adaptação à técnica.
Lentes de contato para presbiopia multifocais
As duas lentes de contato vão atuar para melhorar a visão de perto e de longe, similar a um óculos multifocal mas com uma maior facilidade de adaptação. As lentes melhoraram muito o seu desenho, então, atualmente as lentes multifocais estão ganhando ainda mais espaço do que as lentes monovisão.
Conheça a Oftalmologia Integrada
O Sistema de Oftalmologia Integrada é uma rede de clínicas voltadas exclusivamente à oftalmologia. Desde o início, nossos esforços estão em prestar um atendimento integral por meio de prevenção, diagnósticos precisos e tratamentos clínicos e cirúrgicos resolutivos.
Atualmente, a Oftalmologia Integrada atua em 3 grandes polos de saúde, Serra Gaúcha, Porto Alegre e Região Metropolitana, promovendo de modo sustentável e inovador a gestão de recursos na assistência oftalmológica.
Navegue pelo site e conheça os nossos serviços, convênios, especialidades e outros artigos que podem ajudar a esclarecer as suas dúvidas sobre as doenças mais comuns de serem diagnosticadas nos consultórios oftalmológicos. E, se precisar, fique a vontade para entrar em contato conosco e agendar uma consulta.