Problemas oculares em idosos

Quais são os principais problemas oculares em idosos?

Você sabe quais são os principais problemas oculares em idosos? Já sabemos que as doenças oculares como Catarata e Glaucoma são mais frequentes nas pessoas idosas. Essas doenças têm em comum a baixa acuidade visual e, por isso, muitas vezes ela é interpretada como algo que faz parte do processo de envelhecimento. Pensando assim, a maioria dos idosos ou de suas famílias não marcam uma consulta para entender o que está acontecendo com a sua visão. 

O idoso com dificuldade visual tem o risco maior de sofrer quedas ou traumas graves e, por isso, é muito importante que ele e a sua família tenham muita atenção com relação a esse aspecto.  Hoje vamos falar mais sobre os principais problemas de visão em idosos, siga à leitura para conferir: 

Principais problemas oculares em idosos

Problemas oculares em idosos
Conheça os principais problemas oculares em idosos.

Catarata

Muito frequente entre pessoas da terceira idade, a Catarata é o principal problema de saúde da visão em idosos. Estudos apontam que 60% ou mais das pessoas com mais de sessenta anos apresentam o diagnóstico e, muitas vezes, ela não precisa necessariamente ser operada. 

Quando a Catarata leva à turvação de divisão e faz com que a pessoa tenha uma perda da sua qualidade de vida, então vai ser necessário que ela faça a cirurgia de Catarata. Existe uma vantagem para esses pacientes que é o implante da lente que corrige esse grau. 

É possível deixar um olho um pouco míope para que o paciente tenha a visão de perto, mesmo sem óculos, e outro olho focado mais para longe. Após a cirurgia de catarata com aplicação da técnica de monovisão, há uma necessidade muito pequena de correção com o óculos. 

Glaucoma

Um dos problemas de visão em idosos com mais probabilidade de ocorrer em pessoas negras, ou que tenham parentes com o mesmo diagnóstico, é o Glaucoma. Ele é mais perigoso quando comparado à Catarata, os sintomas do Glaucoma não são facilmente percebidos e ele também não dá nenhum sinal de turvação. 

Geralmente o Glaucoma se manifesta através da redução do campo visual, quando a pessoa não consegue enxergar com nitidez as imagens periféricas à visão. Atenção à saúde da visão em idosos: nos casos de Glaucoma é muito importante que o paciente tenha, além de acompanhamento, um tratamento adequado. 

Degeneração macular relacionado à idade

Ela acontece com mais frequência em pessoas brancas e em quem se expõe muito ao sol durante toda a sua vida, como trabalhadores rurais que não utilizam óculos ou chapéu. Dentre os problemas oculares em idosos, a pessoa que desenvolve a Degeneração Macular começa a enxergar um ponto preto no centro da visão, e o seu principal tratamento é a aplicação de injeções intraoculares. 

Olho Seco

O olho seco não afeta a saúde da visão em idosos de maneira tão evidente quanto às condições acima mas, pela produção de lágrima ser reduzida nessa idade, pode levar à inflamação da superfície ocular devido ao ressecamento. O tratamento mais comum para os casos de Olho Seco é com a utilização de colírios, mas é necessário consultar um oftalmologista para que o caso seja acompanhado da maneira correta. 

Conheça a Oftalmologia Integrada

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os principais problemas oculares em idosos, conheça a Oftalmologia Integrada!

O Sistema de Oftalmologia Integrada é uma rede de clínicas voltadas exclusivamente à Oftalmologia. Desde o início, nossos esforços estão em prestar um atendimento integral por meio de prevenção, diagnósticos precisos e tratamentos clínicos e cirúrgicos resolutivos.

Atualmente, a Oftalmologia Integrada atua em 3 grandes polos de saúde, Serra Gaúcha, Porto Alegre e Região Metropolitana, promovendo de modo sustentável e inovador a gestão de recursos na assistência oftalmológica.

Navegue pelo site e conheça os nossos serviços, convênios, especialidades e outros artigos que podem ajudar  a esclarecer as suas dúvidas sobre as doenças mais comuns de serem diagnosticadas nos consultórios oftalmológicos. E, se precisar, fique a vontade para entrar em contato conosco e agendar uma consulta

Categorias

Compartilhe nas suas Redes:

Facebook
WhatsApp
Email
Twitter
LinkedIn
Skype