Imagem azul do globo ocular criada com efeito de IA. em seu interior se vê os vasos sanguíneos que compõem a retina.

Degeneração Macular e Retinopatia da Prematuridade: doenças da retina ao longo da vida.

Considerada a porta de entrada das imagens para o cérebro, a retina é um dos órgãos sensoriais mais importantes do corpo humano e, por isso, exige muitos cuidados para evitar possíveis doenças. Entre estas, destacam-se a retinopatia da prematuridade, que afeta mais de 20 mil recém-nascidos anualmente em todo o mundo, e a degeneração macular relacionada à idade, que é uma das principais causas de perda de visão em milhões de idosos mundialmente.

A retina nada mais é do que um revestimento fino de tecido nervoso no nosso globo ocular – geralmente mede 32 mm de diâmetro em adultos – extremamente importante para a visão das pessoas. Ela consegue registrar ondas luminosas transformando-as em reconhecimento visual. Sua função principal é detectar a luz do ambiente e enviá-la ao cérebro para que ele os decifre e forme as imagens da visão.

Na idade mais avançada: o perigo da degeneração macular.

Configurando a principal causa de perda de visão em pessoas com mais de 60 anos, a degeneração macular relacionada à idade, ou DMRI, afeta a mácula, uma pequena área da retina com grande concentração de células sensíveis à luz. Ações cotidianas simples, como ler e dirigir, só são possíveis por meio dela, e é por isso que se faz tão importante o seu trato e cuidado.

Close do olho azul de um idoso grisalho. Conceito de degeneração macular relacionada à idade.

Segundo o National Eye Institute, há dois tipos de DMRI – a seca e a úmida. Na primeira, mais comum, há um afinamento gradual das células da mácula, o que ocasiona na perda gradual e constante da visão. Já no segundo caso, vasos sanguíneos novos com anormalidades crescem por baixo da mácula já danificada pela DMRI seca e acabam por vazar sangue, o que acelera a perda de visão. O segundo tipo, apesar de mais grave, é menos comum.

Sintomas da DMRI

Os sintomas da degeneração macular relacionada à idade (DMRI) variam conforme o tipo da doença. Conforme o Manual MSD, na DMRI seca, há uma perda gradual de detalhes visuais, podendo surgir pontos cegos no centro da visão. Além disso, linhas retas podem parecer onduladas, e os mesmos sintomas geralmente afetam ambos os olhos, embora a visão possa permanecer suficiente para atividades como leitura e direção.

Já no caso da DMRI úmida, os sinais incluem perda rápida da visão de um olho, ocorrendo em dias ou semanas, e a presença de uma área turva ou ondulada na visão central. Inicialmente, esses sintomas podem afetar apenas um olho no qual, em alguns casos, pode ocorrer cegueira total .

Recém-saído do útero: o risco da retinopatia da prematuridade.

Doenças da retina não são exclusividade das idades mais avançadas, como muitos podem pensar. A Retinopatia da Prematuridade (RDP), é outro caso que inspira cuidados extremos entre os pacientes.

Close da mãozinha de um bebê recém nascido segurando o dedo de um adulto. Observa-se seu rostinho e o o outro bracinho em imagem desfocada. Conceito de retinopatia da prematuridade.

A retina começa a desenvolver seus vasos sanguíneos por volta de 18 a 20 semanas de gestação e continua crescendo até o fim da gravidez. Se o bebê nasce prematuramente, pode haver uma interrupção no desenvolvimento desses vasos, levando a um crescimento desorganizado e anômalo ao recomeçar, potencialmente causando sangramentos e descolamento da retina.

A ocorrência da comorbidade afeta bebês prematuros – especialmente os nascidos com menos de 31 semanas ou com peso inferior a 1.250 gramas, segundo a Academia Americana de Oftalmologia. Isso ocorre em casos de nascimento antes da data indicada a termo, pois pode haver uma interrupção no crescimento dos vasos sanguíneos que irrigam a retina.

Quando o crescimento recomeça, ele pode ocorrer de forma desorganizada e anômala, potencialmente causando sangramentos e descolamento da retina. Bebês prematuros têm um risco maior de desenvolver RDP se tiverem doenças graves como infecções, sangramento cerebral ou distúrbios pulmonares.

Como os recém-nascidos afetados não apresentam sintomas, o diagnóstico depende de um exame cuidadoso do olho realizado por um oftalmologista. Embora esse distúrbio seja geralmente brando e se resolva sem tratamento, os olhos precisam ser monitorados até que os vasos sanguíneos amadureçam. Portanto, o acompanhamento de um profissional durante o desenvolvimento de bebês prematuros é fundamental!

RDP retratada em série de TV

Em casos mais graves, segundo Manual MSD, o crescimento rápido e desordenado dos pequenos vasos sanguíneos pode causar o descolamento da retina e a perda de visão permanentemente. Esta doença foi retratada recentemente na série de televisão americana This is Us, por meio da narrativa do personagem Jack Damon.

Série de TV americana THIS IS US que trata, em uma de suas temporadas, da temática da retinopatia da prematuridade. Na imagem os principais personagens.

Jack nasce 12 semanas antes do previsto e desenvolve RDP. Logicamente, essa descoberta inicial causou não apenas insegurança como também desavenças entre os pais. Enquanto Kate ( mãe do personagem) abraçou a situação e passou a buscar leituras e ajuda profissional para que pudesse dar o apoio necessário ao filho,  Toby (pai) não se sentia preparado para lidar com a cegueira da criança, somente mais tarde consegue estabelecer uma certa proximidade com o menino.

Entretanto, por receber estímulos constantes da família, especialmente da mãe que queria vê-lo autônomo, ao longo da infância e juventude, o garoto desenvolve uma vida adulta plena, feliz e independente.