Cuidar da saúde ocular durante a gravidez é apenas uma das preocupações da mulher. Diversas alterações oculares podem ocorrer ao longo dos 9 meses.
Durante a gravidez, todo corpo da mulher se transforma, para receber o seu bebê. Uma dessas mudanças pode estar ligada a sua visão, sendo necessário cuidados a mais com ela. Por isso, no post hoje, iremos falar sobre como funciona a visão da mulher na gravidez e os cuidados oculares a serem tomados.
Cuidados com a saúde ocular durante a gravidez
Com as mudanças hormonais durante a gravidez, até mesmo o ambiente pode afetar a saúde ocular.
Um desses exemplos, é quando a grávida fica por longos períodos em ambientes muito secos, com o uso de ar condicionado e até mesmo muito empoeirados. Esse ambiente pode causar a síndrome do olho seco.
Além disso, grávidas que possuem problemas de visão, podem ter seu grau aumentado devido a retenção de líquidos e aumento de peso, pois pode causar a alteração da espessura e o formato da córnea
O que é a síndrome do olho seco
A síndrome do olho seco é uma alteração que reduz a produção e a qualidade das lágrimas, dificultando a lubrificação ocular, fazendo com que ocorra traumatismos no olho ocular.
Visto que, as lágrimas servem para evitar infecções e efeitos nocivos do ambiente, ainda servem como forma de nutrição aos olhos, possuindo vitaminas, minerais, proteínas e lipídios.
Ademais, no caso das grávidas, essa síndrome costuma afetar com menor intensidade e de forma temporária.
Porque a visão piora na gravidez?
Devido a diversas alterações hormonais, é bastante comum que o grau do seu óculos não lhe ajude tanto a desembaralhar as imagens. Isso acontece, devido ao aumento de peso e grande retenção de líquidos, que pode causar a alteração da espessura da córnea e também no seu formato.
Essa condição de alteração da córnea é momentânea, e após o bebê nascer, com o passar do tempo, a córnea vai voltando a ficar normal. Apesar de ser uma situação momentânea, ela ainda pode causar grande incômodo, como dores de cabeça e tonturas.
Estou grávida e com conjuntivite o que fazer?
A conjuntivite é uma condição normal durante a gravidez, podendo ser causada por diversos fatores. Apesar do problema em si não afetar a gestão, é necessário cautela em seu tratamento, visto que, o uso de alguns colírios pode ser prejudicial ao feto e causar diversos outros problemas como contrações uterinas e até mesmo o aborto.
O tratamento da conjuntivite deve ser acompanhado por um oftalmologista, para que o mesmo indique o colírio de base antibiótica que não possua riscos à gestação. Além disso, é possível começar o tratamento em casa, fazendo o uso de:
- Limpeza adequada e frequente das mãos;
- Não utilizar toalhas e fronhas de outras pessoas da casa;
- Limpe com frequência as pálpebras com lenço úmido, a fim de evitar o acúmulo de mucosa;
- Uso de compressas quentes e frias para diminuir a dor e a coceira;
- Faça o uso de óculos ao invés das lentes de contato durante o tratamento da doença.
Caso sua conjuntivite seja causada pela herpes, é necessário o uso de medicamentos antivirais para evitar que ela se espalhe até mesmo para o bebê.
Sistema de Oftalmologia Integrada em Porto Alegre
O Sistema de Oftalmologia Integrada, fundado em 16 de janeiro de 2012, é uma Rede de Clínicas voltada exclusivamente à Oftalmologia.
Desde o início voltamos nossos esforços para prestar um atendimento integral por meio de prevenção, diagnósticos precisos, tratamentos clínicos e cirúrgicos resolutivos.
Atualmente, a Oftalomologia Integrada atende em 3 grandes polos de saúde, Serra Gaúcha, Porto Alegre e Região Metropolitana promovendo, de modo sustentável e inovador a gestão de recursos na assistência oftalmológica.