Há diversos tratamentos para hipermetropia, uma condição comum que dificulta a visão de perto de quem a possui. A rotina de trabalho de diversas pessoas mudou ao longo dos últimos 20 anos. A rotina dentro de um escritório e na frente de telas está cada vez mais comum, principalmente após a pandemia. Com esse cenário, diversas condições visuais tornaram-se frequentes, como é o caso da hipermetropia. Isto é, a dificuldade em enxergar objetos de perto, como a tela de um computador, livro ou celular. Isso pode afetar o desempenho de adultos e crianças, quando não diagnosticadas. Hoje, falaremos sobre os tratamentos possíveis para esse quadro, mas sempre reforçando que você deve ter o diagnóstico de um bom médico oftalmologista para que seja tratado corretamente.

4 tratamentos para hipermetropia que você precisa conhecer agora!

Há diversos tratamentos para hipermetropia, uma condição comum que dificulta a visão de perto de quem a possui. 

A rotina de trabalho de diversas pessoas mudou ao longo dos últimos 20 anos. A rotina dentro de um escritório e na frente de telas está cada vez mais comum, principalmente após a pandemia.

Com esse cenário, diversas condições visuais tornaram-se frequentes, como é o caso da hipermetropia. Isto é, a dificuldade em enxergar objetos de perto, como a tela de um computador, livro ou celular.

Isso pode afetar o desempenho de adultos e crianças, quando não diagnosticadas. Hoje, falaremos sobre os tratamentos possíveis para esse quadro, mas sempre reforçando que você deve ter o diagnóstico de um bom médico oftalmologista para que seja tratado corretamente.

 tratamentos para hipermetropia

O que é hipermetropia?

De forma resumida, a hipermetropia é uma condição visual que dificulta o paciente enxergar objetos próximos claramente, mas não o impede de enxergar objetos distantes.

Essa condição ocorre porque a imagem não é formada diretamente sobre a retina, mas sim atrás dela devido a córnea ser muito plana ou o olho ser mais curto. O resultado disso é que as imagens que são vistas de perto parecem desfocadas ou embaçadas, enquanto as imagens que estão mais distantes parecem ser mais nítidas.

A hipermetropia pode ser corrigida com o uso de óculos, lentes de contato, cirurgia refrativa ou outros tratamentos, conforme orientação médica. Falaremos sobre cada uma das opções de tratamento ao longo do texto.

Se quiser aprofundar o conhecimento sobre o que é hipermetropia, neste conteúdo exploramos com mais informações para tirar todas suas dúvidas.

A hipermetropia apresenta sintomas?

Algumas pessoas podem não apresentar sintomas além do visual, porém outras podem sentir:

  • Dores de cabeça;
  • Fadiga ocular;
  • Dificuldade em ler ou trabalhar no computador, por exemplo;
  • Visão turva.

Nunca deixe de consultar com seu médico oftalmologista para tirar todas dúvidas e ter um diagnóstico correto. Com diagnóstico precoce, é possível iniciar o melhor tratamento e reduzir as consequências da hipermetropia.

Existem várias opções de tratamento para a hipermetropia, dependendo da gravidade da condição e das necessidades do paciente. Abaixo listamos alguns tratamentos comuns para a hipermetropia.

Tratamentos para hipermetropia

Óculos ou lentes de contato

As lentes corretivas podem ser usadas para corrigir a hipermetropia. Os óculos são uma opção conveniente para aqueles que precisam de correção constante, enquanto as lentes de contato podem ser uma opção mais confortável para algumas pessoas.

Cirurgia refrativa

Existem várias técnicas cirúrgicas disponíveis para corrigir a hipermetropia, incluindo LASIK, PRK e LASEK. Essas cirurgias remodelam a córnea para corrigir a refração inadequada da luz.

Lentes intraoculares:

Em casos mais graves de hipermetropia, as lentes intraoculares podem ser implantadas no olho para melhorar a visão. Essas lentes são semelhantes às usadas em cirurgias de catarata.

Terapia visual: 

Em alguns casos, a terapia visual pode ajudar a melhorar a capacidade do olho de focar corretamente. Isso pode envolver exercícios visuais e outras técnicas para treinar os olhos.

É importante lembrar que a melhor opção de tratamento dependerá da gravidade da hipermetropia e das necessidades individuais do paciente. Um oftalmologista pode ajudar a determinar o tratamento mais adequado para cada caso.

Sistema de Oftalmologia Integrada em Porto Alegre

O Sistema de Oftalmologia Integrada, fundado em 16 de janeiro de 2012, é uma Rede de Clínicas voltada exclusivamente à saúde ocular da população.

Nosso esforço é voltado a prestar um atendimento integral baseado em quatro pilares: prevenção, diagnósticos precisos, tratamentos clínicos e cirúrgicos resolutivos.

Atualmente, a Oftalmologia Integrada atende em três grandes polos de saúde, Serra Gaúcha, Porto Alegre e Região Metropolitana, promovendo de modo sustentável e inovador a gestão de recursos na assistência oftalmológica.

Categorias

Compartilhe nas suas Redes:

Facebook
WhatsApp
Email
Twitter
LinkedIn
Skype