Ambiente de trabalho, envolto em luz azul, no qual vê-se as mão de um homem digitando em seu notebook.

Uso excessivo de telas e a importância do uso de filtro de luz azul

A tecnologia, sem dúvida, trouxe-nos grandes ganhos em diferentes áreas. Porém, ela também nos trouxe alguns prejuízos, entre eles estão os problemas oculares. Não é novidade que o uso excessivo de telas dos dispositivos eletrônicos, como computadores, celulares e tablets, expõe nossos olhos a períodos prolongados de contato com a luz azul, e que esse hábito prejudica consideravelmente a saúde ocular. 

Oftalmologistas apontam que, independente da idade, muitas pessoas têm apresentado algum problema ocular. Entre eles, o aumento da fadiga ocular digital, caracterizada por sintomas como dor de cabeça, visão embaçada e olhos secos. E o mais preocupante é que crianças, a partir de 5 anos de idade, estão desenvolvendo algum tipo de erro refrativo, como é o caso do aumento significativo da miopia na infância.

Sendo assim, é fundamental equilibrar os benefícios da tecnologia com cuidados oculares adequados. Sabe-se que, após a pandemia, houve um aumento significativo de trabalhos online e que, possivelmente, essa forma de trabalho vai perdurar. É exatamente aí que entra a importância do uso de filtro de luz azul,seja por meio de óculos ou de telas de proteção que bloqueiem a luminosidade prejudicial à saúde dos olhos.

Afinal, o que é filtro de luz azul?

Vários dispositivos eletrônicos que emitem luz azul vindas das telas no ambiente de trabalho. ao centro, sobre uma escrivaninha encontram-se em destaque duas telas de computador e um teclado.

A luz azul é uma parte do espectro de luz visível que possui uma energia mais alta do que as outras cores. A exposição à mesma pode gerar fadiga ocular, especialmente em pessoas que passam longos períodos frente a telas de dispositivos eletrônicos. 

Entretanto, existem formas de prevenção ocular. Uma delas é o uso de óculos com filtro de luz azul. Os mesmos são projetados para bloquear ou filtrar a luz azul emitida pelas telas.  Seu uso atua como uma espécie de escudo de proteção para barrá-la. Isso porque a iluminação emitida pelo dispositivo eletrônico atinge as lentes e é imediatamente repelida . 

A outra forma de prevenção, especialmente para quem trabalha frente a dispositivos eletrônicos, como é o caso de computadores e notebooks, é  alterar a luz emitida pela tela para um tom mais quente, amarelado. As configurações integradas nos dispositivos mais modernos, geralmente, podem ser configuradas para uma tonalidade “laranja” na tela, o que é bastante eficaz na redução da exposição e na proteção da visão. 

Quais os principais benefícios do uso do filtro azul? 

1. Reduzir o desconforto em ambientes com luz artificial: algumas pessoas relatam desconforto visual quando estão em locais iluminados com luz artificial. LED e fluorescentes, por exemplo, também emitem luz azul; 

2.  Reduzir a fadiga ocular: este é um problema comum entre pessoas que passam muitas horas frente às telas. A luz azul emitida por elas  pode causar uma grande quantidade de dispersão de luz, fazendo com que os olhos trabalhem mais para focar. Para reduzir o esforço exigido por eles, o uso de filtros de luz azul em óculos ou a modificação das configurações em dispositivos tecnológicos é de grande valia;

Homem negro, ajeitando os óculos de grau com filtro de luz azul em seu rosto, trabalha frente a um computador.

3. Proteger a visão a longo prazo: a exposição excessiva e contínua à luz azul, ao longo dos anos, pode estar associada a danos provocados na retina e ao desenvolvimento de problemas oculares, como a degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Embora pesquisas ainda estejam sendo desenvolvidas sobre o impacto da luz azul na saúde ocular a longo prazo, a recomendação costuma ser o uso de óculos com proteção que podem oferecer uma camada adicional de segurança contra possíveis prejuízos oculares cumulativos;

4. Melhorar a qualidade do sono: pesquisas apontam que a exposição à luz azul, à noite, interfere na produção de melatonina, hormônio responsável por regular o ciclo do sono. Essa luminosidade dificulta o adormecer e reduz a qualidade do mesmo. Mais uma vez, o uso de óculos ou tela com filtro de luz azul pode minimizar essa interferência, ajudando a regular os ritmos circadianos.

Como pode-se perceber, o uso filtro de luz azul oferece uma série de benefícios à saúde ocular, seja por meio de óculos ou mudanças nas configurações dos dispositivos. Ele representa uma medida preventiva eficaz não apenas para dar mais conforto visual  como também para proteger os olhos contra possíveis danos oculares ao longo do tempo. 

Por outro lado, atualmente existe uma vertente de pesquisa que defende que esses filtros podem trazer malefícios se usados de forma indiscriminada. Pesquisadores apontam que o uso indiscriminado do filtro azul é capaz de fazer com que nosso organismo não capte esse espectro luminoso durante o dia e faça com que nosso sistema permaneça em vigília, prejudicando o ciclo circadiano. 

Menininha, usando óculos de grau em armação vermelha, brinca em seu tablet do qual são emitidas luzes. Conceito de telas com luz azul.

Vale destacar que somente uma consulta ao oftalmologista esclarecerá suas dúvidas. E é importante lembrar que cada caso deve ser analisado individualmente, assim o especialista indicará a melhor alternativa para você.

Sistema de Oftalmologia Integrada em Porto Alegre   

O Sistema de Oftalmologia Integrada, fundado em 16 de janeiro de 2012, é uma Rede de Clínicas voltada exclusivamente à saúde ocular da população.

Nosso esforço é voltado a prestar um atendimento integral baseado em quatro pilares: prevenção, diagnósticos precisos, tratamentos clínicos e cirúrgicos resolutivos.

Atualmente, a Oftalmologia Integrada atende em três grandes polos de saúde, Serra Gaúcha, Porto Alegre e Região Metropolitana, promovendo de modo sustentável e inovador a gestão de recursos na assistência oftalmológica.

Categorias

Compartilhe nas suas Redes:

Facebook
WhatsApp
Email
Twitter
LinkedIn
Skype