DMRI

Saiba mais sobre DMRI

Você sabe o que significa a sigla DMRI e o que esse problema pode causar na sua visão? Essa sigla significa Degeneração Macular Relacionada à idade, uma das principais causas da perda gradativa da visão em pessoas acima dos 50 anos.

Para que você saiba mais sobre a Degeneração, trouxemos algumas das principais informações, como causas, sintomas e tratamentos.

O que é a DMRI?

A DMRI é a sigla de um problema chamado degeneração macular relacionado à idade. Ou seja, essa degeneração acontece em pessoas acima dos 50 anos, afetando uma pequena região atrás da retina chamada mácula, onde suas células fotorreceptoras perdem a capacidade da sua função principal.

Assim, quando a mácula está degeneradas, a capacidade de suas células fotorreceptoras em converter a luz em impulsos nervosos que chegam ao cérebro se torna debilitada. A perda da capacidade de conversão de luz em impulsos nervosos, faz com que ocorra a perda gradativa da visão.

Além disso, a degeneração macular pode ser dividida em tipos, visto que a doença pode afetar a visão de diferentes formas.

DMRI seca

A forma de degeneração macular seca é a mais conhecida, apresentando-se em quase 90% dos casos de pessoas afetadas. A sua causa principal, é o envelhecimento e o desgaste das células da mácula devido, geralmente, à formação de drusas

Nesse caso, a característica principal da DMRI é o acúmulo de proteínas e gorduras nas células da retina – drusas – o que gera a interferência na saúde da mácula e logo, com o tempo, suas células fotorreceptoras acabam se degenerando, fazendo com que a perda da visão seja gradativa ao longo dos anos.

Apesar de ser a forma menos prejudicial a visão, ela deve ser observada com frequência por um médico oftalmologista e tratada corretamente, pois caso ocorra um avanço anormal dos vasos sanguíneos do olho, a DMRI pode se apresentar de maneira mais agressiva, como são os casos de DMRI úmida.

DMRI úmida

Quando os casos são de degeneração macular úmida, estão ligados ao crescimento anormal dos vasos sanguíneos sob a retina, chamados de neovascularização. Nesses casos, a DMRI pode progredir rapidamente, causando uma perda significativa da visão em um curto período de tempo.

Por progredir de forma mais rápida sobre a visão, a degeneração macular úmida se torna mais perceptível do que a DMRI seca. Além disso, diferente da da DMRI seca, quando começam a surgir os primeiros indícios da DMRI úmida em um dos olhos, é possível que também surjam no outro.

Causas da degeneração macular

Além do fator etário, como foi dito anteriormente, ainda existe outras causas que podem aumentar as chances de adquirir a DMRI, como:

• Tabagismo;
  • Hipertensão;
  • predisposição genética;
  • Obesidade;
  • Alta ingestão de gorduras e álcool;
  • Dieta pobre em vitaminas, fibras e entre outros;
  • Grande exposição direta a raios solares;

Como é feito o tratamento da DMRI?

Até pouco tempo atrás, as formas de tratamento para a degeneração macular eram quase nulas, mas felizmente, nos dias atuais, são utilizados medicamentos anti-VEGF, que auxiliam no barramento da progressão da doença e até mesmo, reverter o quadro da perda de visão em alguns casos.

DMRI

FAQ: dúvidas frequentes

Após falar um pouco mais sobre a degeneração macular, iremos responder algumas das principais dúvidas entre os pacientes sobre a doença.

Quem tem degeneração macular pode dirigir?

Para poder dirigir, dependerá de como está a visão e não da doença em si. Caso o paciente possua uma visão adequada nos dois olhos, nada irá impedi-lo de poder dirigir.

Qual a melhor injeção para a DMRI?

Atualmente, o tratamento da degeneração macular é feito a partir de injeções intra-vítreo por um período de tempo estipulado  pelo médico oftalmologista. Essa medicação deve ser anti-VEGF, pois é o único que possui eficácia liberada pela ANVISA para os quadros de DMRI

Caso apresente algum sinal de problema na visão, procure por um médico oftalmologista de sua confiança para receber o diagnóstico e tratamentos corretos.

O Sistema de Oftalmologia Integrada, fundado em 16 de janeiro de 2012, é uma Rede de Clínicas voltada exclusivamente à Oftalmologia.

Desde o início, voltamos nossos esforços para prestar um atendimento integral por meio de prevenção, diagnósticos precisos, tratamentos clínicos e cirúrgicos resolutivos.

Atualmente, a Oftalmologia Integrada atende em 3 grandes polos de saúde, Serra Gaúcha, Porto Alegre e Região Metropolitana promovendo, de modo sustentável e inovador a gestão de recursos na assistência oftalmológica.