Você saberia identificar o que é uveíte e os problemas gerados por ela para a sua visão?
Basicamente, a uveíte é uma inflamação da úvea, uma infraestrutura intraocular que recobre quase toda a extensão do olho. Quando esta estrutura é inflamada, gera diversos problemas para a visão, como irritações, visão turva e fotofobia.
Para melhor saber sobre a uveíte e os problemas gerados por ela, trouxemos hoje, algumas das principais características, sintomas e tratamentos dessa inflamação.
O que é a uveíte?
Como dito anteriormente, a uveíte é uma inflação em uma estrutura denominada como úvea. Essa estrutura percorre quase toda a extensão do olho, por isso, a inflamação pode ser divida entre uveíte posterior, intermediária e anterior, dependendo da sua localização no olho.
- Posterior: atinge a região da retina e coróide;
- Intermediária: atinge o corpo do olho e os processos ciliares;
- Anterior: afeta a íris e o espaço entre ela e a córnea
Sintomas das uveítes:
A região afetada também interfere na gravidade dos sintomas, sendo a posterior o grau mais grave da doença, podendo causar até mesmo a perda total da visão.
Já nos casos de uveíte anterior e intermediária, os principais sintomas são:
- Irritação na parte interna do olho;
- Vermelhidão;
- Pontos pretos na visão em constante movimento;
- Dor ou desconforto na região dos olhos;
- Visão turva e/ou embaçada;
- Sensibilidade a luz;
Caso apresente algum desses sintomas, procure um médico oftalmologista o mais rápido possível para que seja feito o diagnóstico correto e descubra sua principal causa, visto que, a uveíte pode ser um sintoma de outras doenças mais graves.
Qual a principal causa da uveíte?
A lista de possíveis causas da uveíte é bastante extensa, podendo ser principalmente causada por:
- Doenças autoimunes inflamatórias: lúpus, artrite reumatóide, esclerose múltipla, Doença de Chron, retocolite e entre outras
- Doenças infecciosas causadas por vírus, fungos e bactérias: tuberculose, sífilis, herpes, toxoplasmose, zika, chikungunya, dengue, doença da arranhadura do gato e entre outras;
- Neoplasias/tumores;
- Traumas oculares;
Além disso, a uveíte ainda pode acontecer sem uma causa definida, sendo considerada em alguns casos como uma doença autoimune para que seja feito seu tratamento.
Qual o tratamento da uveíte?
O tratamento da uveíte dependerá dos sintomas, gravidade da doença e também de sua causa. Geralmente, são utilizados medicamentos para tratar sua causa principal, com antibióticos, corticóides e anti-inflamatórios. Também é possível utilizar medicamentos que auxiliem na redução dos sintomas, como analgésicos e colírios.
Além disso, em casos muito graves, é possível que haja a necessidade da realização de cirurgia para para reverter o caso.
A uveíte pode deixar sequelas?
O tratamento da uveíte deve ser feito de forma correta e rapidamente, a partir do momento em que seus sintomas começam a surgir. Visto que, além de poder agravar seu grau de gravidade, também é possível deixar sequelas, prejudicando a visão.
Algumas das principais sequelas deixadas pela uveíte são
- Catarata;
- Glaucoma;
- Perda gradativa da visão;
- Cegueira completa
Para evitar que a uveíte deixe sequelas na saúde dos seus olhos, procure um médico oftalmologista de sua confiança o mais rápido possível logo que os sintomas começarem a surgir, para que assim, você receba um diagnóstico e tratamento correto.
Sistema de Oftalmologia Integrada em Porto Alegre
O Sistema de Oftalmologia Integrada, fundado em 16 de janeiro de 2012, é uma Rede de Clínicas voltada exclusivamente à Oftalmologia.
Desde o início, voltamos nossos esforços para prestar um atendimento integral por meio de prevenção, diagnósticos precisos, tratamentos clínicos e cirúrgicos resolutivos.
Atualmente, a Oftalmologia Integrada atende em 3 grandes polos de saúde, Serra Gaúcha, Porto Alegre e Região Metropolitana promovendo, de modo sustentável e inovador a gestão de recursos na assistência oftalmológica.