Mão masculina segurando um óculos de grau frente a tabela de teste visual

Você conhece as diferenças entre os erros refrativos?

Provavelmente, muitas pessoas não saibam o que são erros refrativos, ainda que usem óculos ou tenham algum conhecimento sobre o que é, por exemplo, miopia ou hipermetropia. Além disso, nem todos têm ciência de que já existe cirurgia que pode corrigi-los de forma rápida e eficaz, e com recuperação mais breve do que as que eram realizadas até um tempo atrás. A utilização do laser nos procedimentos garantiu esse avanço nas cirurgias oculares.

Erros refrativos são condições visuais que ocorrem quando a luz que entra no olho não é focada corretamente na retina, levando a uma visão embaçada ou distorcida. Existem quatro principais tipos: miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. É importante notar que estes problemas oculares podem ocorrer isoladamente ou em combinação, ou seja, uma pessoa pode ter miopia e astigmatismo ao mesmo tempo, por exemplo.

Aqui vale lembrar que o diagnóstico e o tratamento dos mesmos devem ser feitos por oftalmologistas especialistas, que podem prescrever óculos, lentes de contato ou, em alguns casos, cirurgia refrativa para corrigir a visão e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Tipos de erros refrativos

Homem jovem fazendo teste de acuidade visual para detectar erro refrativo

Miopia
A miopia, também conhecida como “visão curta”, talvez seja o mais popular no conhecimento geral da população. Ela ocorre quando o olho é mais longo do que o normal ou quando a córnea é mais curva do que o ideal. Isso faz com que a luz se focalize na frente da retina, em vez de diretamente sobre ela. Como resultado, objetos distantes parecem embaçados, enquanto objetos próximos podem ser vistos com mais clareza.

Hipermetropia
A hipermetropia , também conhecida como “visão longa” ou “hiperopia”, é o oposto da miopia. Nesse caso, o olho é mais curto do que o normal, ou a córnea é menos curva do que o ideal. Isso faz com que a luz se focalize atrás da retina. Pessoas com essa condição podem ter dificuldade em focar objetos próximos e, às vezes, também podem ter visão embaçada em distâncias maiores.

Astigmatismo

O astigmatismo é ocorre quando a córnea ou o cristalino do olho têm uma curvatura irregular, causando diferentes pontos de foco em distintas direções. Isso pode resultar em visão embaçada e distorcida, tanto para os objetos próximos quanto para os mais distantes. Pessoas com diagnóstico de astigmatismo podem ter dificuldade em enxergar linhas retas claramente.

Presbiopia
A presbiopia é outra condição bastante comum, conhecida da população, embora muitos não a reconheçam por esse nome. O famoso “preciso de óculos para perto”, geralmente após os 40 anos, nada mais é do que o primeiro sinal desta condição que se desenvolve com a idade. Ela ocorre devido à perda gradual da flexibilidade do cristalino, a lente natural do olho, que afeta a capacidade de focar objetos próximos. Isso leva a dificuldades na leitura e em outras tarefas que exijam foco próximo.

Como é realizada a cirurgia a laser para corrigi-los?

Mulher jovem corrigindo erro refrativo com cirurgia a laser.

A cirurgia a laser possibilita corrigir erros refrativos que afetam a acuidade visual como miopia, hipermetropia, presbiopia e astigmatismo. Este procedimento é realizado considerando as particularidades de cada paciente e com a utilização dos mais modernos equipamentos de precisão. A correção da visão usando essa técnica é segura, rápida e pode ser feita por meio de anestesia local através da aplicação de colírios específicos.

Sistema de Oftalmologia Integrada em Porto Alegre

O Sistema de Oftalmologia Integrada, fundado em 16 de janeiro de 2012, é uma Rede de Clínicas voltada exclusivamente à saúde ocular da população.

Nosso esforço é voltado a prestar um atendimento integral baseado em quatro pilares: prevenção, diagnósticos precisos, tratamentos clínicos e cirúrgicos resolutivos.

Atualmente, a Oftalmologia Integrada atende em três grandes polos de saúde, Serra Gaúcha, Porto Alegre e Região Metropolitana, promovendo de modo sustentável e inovador a gestão de recursos na assistência oftalmológica.

Categorias

Compartilhe nas suas Redes:

Facebook
WhatsApp
Email
Twitter
LinkedIn
Skype