Astigmatismo

Uma guia sobre o astigmatismo

Astigmatismo, miopia e a hipermetropia são alguns dos distúrbios oculares mais populares atualmente. Estima-se que no Brasil, mais de 50% da população possua astigmatismo. Por se tratar de uma alteração ocular comum, é de extrema importância reforçarmos as informações. 

Entenda o que é astigmatismo.

Como funciona o olho humano?

Você já se perguntou como seu olho permite enxergar? Vamos entender como funciona a estrutura básica do olho humano. No olho há duas estruturas básicas que concentram a imagem, a córnea e o cristalino. Na sua forma normal, possuem uma forma lisa e simétrica, que ao projetar a luz externa para um ponto específico, a retina, comunica-se com o cérebro que interpreta a imagem que vai ser visualizada. 

O que é o astigmatismo? 

Após compreender como é a estrutura básica do nosso olho, conseguimos adentrar na compreensão do que é o astigmatismo de forma prática. 

A retina de um olho com astigmatismo acaba tendo um formato diferente do normal, assemelha-se a uma bola de beisebol, e isto ocorre devido a um erro refrativo e o sistema óptico tem a dificuldade de formar um ponto focal na retina, ou seja, a imagem de um ponto nunca será de um ponto, mas sim de uma linha.

O astigmatismo é hereditário e na infância a incidência pode chegar a até 40% no primeiro ano de vida. 

Astigmatismo na infância

Em outro momento, trouxemos uma explicação mais aprofundada sobre o astigmatismo na fase infantil. Entretanto, vamos abordar alguns pontos importantes. 

O astigmatismo quando atinge a fase infantil, pode causar diversos problemas de aprendizado, já que a criança não consegue focar nas imagens ou acaba enxergando-as distorcidas. E este é o grande problema de não levar seu filho (a) a um médico oftalmologista regularmente. 

A criança pode não ter conhecimento sobre como seria o “normal” de enxergar já que sempre conviveu com essa distorção, e assim, acaba tendo muita dificuldade de aprendizados ou ocorre diversas queixas de dores de cabeça, não gostar de leituras, entre outros.

Por isso, atente-se aos sinais mais comuns que a criança possa estar se queixando, como: 

  • Visão embaçada
  • Tontura
  • Dificuldade de concentração
  • Fadiga

E como é feito o diagnóstico de astigmatismo na criança? 

Primeiramente, é importante ressaltar que uma criança dificilmente desenvolverá astigmatismo se nunca apresentou sintomas durante o primeiro ano de vida. Porém, há algumas formas de diagnosticar.

Quando a criança passa muito tempo olhando para a mesma imagem ou inclinando a cabeça, pode ser sinal de astigmatismo. Além disso, observe o formato da córnea se há alguma elevação anormal. 

Por fim, é necessário estar atento às crianças e manter uma rotina de exames oftalmológicos regulares, além das escolas se mobilizaram para realizar uma testagem anual em seus alunos. 

Conheça a Oftalmologia Integrada

O Sistema de Oftalmologia Integrada é uma rede de clínicas voltadas exclusivamente à oftalmologia. Desde o início, nossos esforços estão em prestar um atendimento integral por meio de prevenção, diagnósticos precisos e tratamentos clínicos e cirúrgicos resolutivos.

Atualmente, a Oftalmologia Integrada atua em 3 grandes polos de saúde, Serra Gaúcha, Porto Alegre e Região Metropolitana, promovendo de modo sustentável e inovador a gestão de recursos na assistência oftalmológica.

Navegue pelo site e conheça os nossos serviços, convênios, especialidades e outros artigos que podem ajudar  a esclarecer as suas dúvidas sobre as doenças mais comuns de serem diagnosticadas nos consultórios oftalmológicos. E, se precisar, fique a vontade para entrar em contato conosco e agendar uma consulta.

Categorias

Compartilhe nas suas Redes:

Facebook
WhatsApp
Email
Twitter
LinkedIn
Skype