Excesso de pele da região dos olhos

Como remover o excesso de pele da região dos olhos?

O excesso de pele da região dos olhos pode incomodar muitas pessoas, principalmente que essa região dos olhos é uma área que ganhou ainda mais destaque após o constante uso de máscaras. É a região que marca a expressão de um rosto e com o passar dos anos, a busca por tratamentos para rejuvenescer a área só aumenta. 

E, consequentemente, uma das maiores reclamações em consultórios é a busca para remoção do excesso de pele que surge nessa região dos olhos. Hoje, falaremos sobre um dos procedimentos mais comuns para a remoção do excesso de pele na região dos olhos, conhecido como blefaroplastia.

O que é blefaroplastia?

A remoção desse excesso de pele da região dos olhos é feita pela blefaroplastia, uma cirurgia de dentro do ramo da Plástica Ocular, com a função de retirar o excesso de pele localizada na região das pálpebras. O primeiro ponto a ser ressaltado é que esse excesso de pele na região dos olhos pode ser retirado por questões estéticas ou por questões funcionais.

Apesar de ser um procedimento cirúrgico, a blefaroplastia pode ser realizada no centro cirúrgico de uma clínica especializada ou em um hospital. Além disso, o paciente pode ter alta em até 24 horas após a realização do procedimento. 

Qual tipo de anestesia é utilizada?

A anestesia utilizada para realizar a blefaroplastia é local, sendo aplicada pelo anestesiologista presente durante a cirurgia, além de ser administrada a sedação junto.

Pré-operatório

Após consulta prévia com seu oftalmologista de confiança, será analisado a situação do excesso de pele da região dos olhos, isto é, a posição do supercílio, a medição da pálpebra para verificar se há, de fato, um excesso de pele, ou se trata de um caso de ptose palpebral. 

Pós-operatório

Como a blefaroplastia é uma cirurgia com uma duração menor, geralmente o paciente recebe alta em até 24 horas após o procedimento. Porém, há alguns cuidados que devem ser tomado posteriores ao procedimento, tais como:

  • Uso de pomadas e colírios (sob prescrição médica);
  • Compressas frias para amenizar o roxo e inchaço;
  • Manter a cabeça elevada nas 48 horas após o procedimento;
  • Evitar a exposição solar nos primeiros dias.

Como é removido o excesso de pele da região dos olhos?

A blefaroplastia é realizada no centro cirúrgico, como mencionamos anteriormente, e a alta é prevista no mesmo dia. Após a aplicação da anestesia local, o médico fará a marcação das pálpebras para medir a quantidade de pele que está em excesso e as bolsas de gordura que serão retiradas durante o procedimento.

Após essa marcação, será feita uma incisão que ficará escondida no sulco palpebral que o paciente não enxergará de olhos abertos. Outro ponto a ser citado, é que quando a cirurgia é realizada na pálpebra inferior, essa incisão fica localizada abaixo da linha dos cílios. Por isso a necessidade de utilizar gazes úmidas em cima da pálpebra a fim de evitar um edema e a roxidão na região.

De forma geral, a blefaroplastia é indicada para homens e mulheres, tanto por queixa estética quanto funcional. A idade varia muito por conta das questões genéticas, ambientais e da qualidade de vida do paciente. Pode ser indicado tanto para pacientes jovens quanto para pacientes mais idosos.

Conheça a Oftalmologia Integrada

O Sistema de Oftalmologia Integrada é uma rede de clínicas voltadas exclusivamente à oftalmologia. Desde o início, nossos esforços estão em prestar um atendimento integral por meio de prevenção, diagnósticos precisos e tratamentos clínicos e cirúrgicos resolutivos.

Atualmente, a Oftalmologia Integrada atua em 3 grandes polos de saúde, Serra Gaúcha, Porto Alegre e Região Metropolitana, promovendo de modo sustentável e inovador a gestão de recursos na assistência oftalmológica. Navegue pelo site e conheça os nossos serviços, convênios, especialidades e outros artigos que podem ajudar  a esclarecer as suas dúvidas sobre as doenças mais comuns de serem diagnosticadas nos consultórios oftalmológicos. E, se precisar, fique a vontade para entrar em contato conosco e agendar uma consulta.

Categorias

Compartilhe nas suas Redes:

Facebook
WhatsApp
Email
Twitter
LinkedIn
Skype